Inicie o dia com Ayurveda e traga mais tranquilidade e saúde para sua vida!

A Yurveda é um sistema natural de cura que tem como base uma filosofia milenar que por meio de hábitos saudáveis e recursos naturais promove o desenvolvimento da saúde e a harmonia do corpo e da mente. A palavra Ayurveda, do sânscrito, deriva de “Ayur” (vida) e “Veda” (ciência), literalmente pode ser traduzida como “ciência da vida”, ou melhor, conhecimento para a vida! Dentro desta perspectiva é também uma filosofia de vida que promove o autoconhecimento como caminho para uma vida plena, integrada ao meio onde vivemos e a tudo que nos cerca, reconhecendo o ser humano como parte da natureza. 

O despertar

O primeiro horário do dia tem as mesmas características do dosha Kapha, mais fresco, ou frio, mais úmido, às vezes com a presença de orvalho ou névoa, o movimento é mais suave, mais lento e harmonioso. 

Ao acordar se espreguice e observe seu corpo e sua mente, faça algumas respirações lentas e profundas, sinta a sua própria energia e disposição. 

Como você se sente ao levantar-se? 

É importante distribuir sua energia ao longo do dia de maneira uniforme; é como levantar da cama com determinada quantidade de combustível; se você usar seu combustível muito rapidamente vai chegar ao final do dia sem energia. Comece observando a sua mente; como estão seus pensamentos? A forma como sua mente se relaciona com os horários do dia está relacionada à sua constituição e também pode ser influenciada por crenças e padrões estabelecidos na infância, durante o seu desenvolvimento emocional. Para sair dos padrões da mente devemos buscar o sentir, a observação a partir do corpo, que, como um veículo biológico, se relaciona intuitivamente com os ciclos naturais.

As rotinas do Ayurveda

Esse é um horário adequado para estimular as eliminações, a limpeza do nosso corpo, uma vez que naturalmente nosso corpo faz uma suave desintoxicação durante a noite enquanto dormimos. Nosso corpo é “autolimpante”. Durante o sono nosso metabolismo faz um movimento “para dentro” e a energia do fogo purifica nossos tecidos internos, promovendo uma limpeza a nível celular. Pela manhã, ao despertar, todas as toxinas que foram “varridas” dos nossos tecidos profundos são eliminadas pelo suor, urina e fezes. 

Tome um banho rápido com água fresca ou levemente morna;

Beba água para limpar o trato gastrointestinal e estimular os rins;

Movimente suas articulações, alongue-se;

Raspe a camada que fica sobre a língua, limpe a sua boca;

Limpe seus olhos com água fria;

Limpe as narinas e os pulmões, removendo o muco que se acumula naturalmente durante a noite.

Práticas como Yoga e meditação são bem-vindas no primeiro horário da manhã, assim como a atividade física em geral, que deve ser adequada ao seu biotipo. Atenção: atividade física em excesso aumenta demais o calor interno e pode “queimar” nutrientes, agravando os doshas Pitta e Vata a longo prazo.

Alimentação: O desjejum deve ser quente e fácil de digerir. E cada pessoa deve comer de acordo com sua fome e disposição, que neste horário pode ser muito diferente de acordo com características individuais associadas ao doshas e à constituição individual.

Aline Tatsch Dias
Mestre Reiki, professora e terapeuta com formação em yoga, ayurveda e aromaterapia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s