Receita: As lulas chegaram

É sempre no verão no começo de janeiro e para deleite dos paladares mais gourmets e dos apreciadores de frutos do mar que chega ao nosso litoral um dos maiores tesouros gastronômicos de Santa Catarina: as nossas lulas nativas e que ficam por aqui até o final de abril. Eventualmente durante o inverno podem ser encontradas também nas peixarias, pois vêm na rede do camarão. Como seu sabor é característico e muito delicado, elas exigem muitos cuidados, da compra, passando pelo manuseio e até o preparo final.

Primeiro, escolha as lulas de acordo com o preparo desejado. As maiores com mais de 20 centímetros são ótimas para serem espetadas com galhos de alecrim e irem na brasa; as médias, com no máximo 15 centímetros, prestam-se a todos os outros tipos. O melhor é comprá-las limpas. Aqui em Florianópolis custam entre 30 e 40 reais o quilo. Mesmo assim é bom lavá-las bem para retirar quaisquer impurezas como areia ou um peixinho ou camarão. As formas de preparo mais comuns são a doré ou ao alho e óleo.

No primeiro caso, retire as cabeças e tentáculos tendo o cuidado de remover o olho da cabeça. Em seguida corte em três ou quatro pedaços, tempere com farinha de trigo e jogue no óleo quente até dourarem. Se for ao alho e óleo – eu uso azeite – muita atenção em um detalhe. NÃO TEMPERE. Corte em três ou quatro pedaços e lambuze com azeite. Leve ao fogo uma frigideira antiaderente e deixe sair fumaça.  Em seguida salteie as lulas aos poucos, primeiro as cabeças e os tentáculos e depois as lulas em si. Se forem temperadas ANTES ou salteadas todas de uma vez elas criarão água e ficarão borrachudas.

Reserve em um lugar morno e na mesma frigideira esquente o azeite e doure o alho. Tempere com sal e pimenta do reino. Caso queira dar um toque gourmet, salpique com salsa picada e raspas de limão siciliano e jogue por cima das lulas. Misture e sirva. Ambas são uma ótima entrada e podem ser escoltadas com uma caipivodka de limão ou abacaxi Caso a sua intenção seja servir as lulas como prato principal vou dar duas ótimas receitas. Vamos a elas:

Espaguete com lulas 

Para o espaguete você vai precisar de 1,2 Kg de lulas limpas e cortadas em pedaços; 2 cebolas médias picadas; 3 tomates picados, 1 pacotinho de açafrão espanhol – eu uso o paellero-; 500 ml de caldo de peixe (ou um pouco mais) 1 maço de salsa picada e outro de cebolinha; 300 ml de creme de leite e 1 pacote de espaguete.

Modo de preparo: cozinhe o espaguete al dente e reserve; salteie as lulas, tempere e reserve. Esquente o azeite e salteie as cebolas e os tomates até murcharem e em seguida coloque o açafrão. Misture bem e flambe com um copo de cognac. Coloque o caldo de peixe e deixe cozinhar por uns dois minutos, junte o creme de leite e reduza. Tempere, junte as lulas, os temperos verdes e deixe ferver. Junte o espaguete e sirva a seguir.

Caril de lulas

1,2 kg de lulas limpas e cortadas em pedaços; 2 cebolas roxas picadas, 2 pimentões amarelos médios cortados em losangos, 3 tomates grandes picados; 100 gramas de amendoim picado; 1 colher de sopa cheia, do melhor curry que você tiver; 500 ml de leite de coco; 1 litro de caldo de peixe, sal, 1 maço de salsa e 1 maço de coentro picado. Modo de preparo: salteie as lulas e reserve. Em uma panela esquente o azeite e refogue muito bem as cebolas, os pimentões e os tomates. Junte o amendoim, misture bem e em seguida o curry. Junte o leite de coco e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Ponha o caldo de peixe e cozinhe mais 5 minutos. Acerte o sal e coloque as lulas. Salpique com a salsa e o coentro. Retire do fogo e sirva com arroz basmati. Para escoltar esses pratos eu aconselho um Sauvignon blanc ou Torrontés para o primeiro prato e um chardonay para o segundo. Se fizer ambos, um bom rosé e sempre bem gelados E de preferência catarinenses. 

Renato Justo
Chef de Cozinha
Nossos telefones?
+351 925 954 396
(48) 99848-8888

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s