5 Coisas que você precisa saber sobre endometriose

Você com toda certeza já ouviu falar da endometriose, não é mesmo?

Mas sabe do que realmente se trata? 

Vou te contar cinco fatos que você precisa saber sobre essa doença que afeta a qualidade de vida de tantas mulheres. 

1) A endometriose é definida pela presença de tecido endometrial fora da cavidade uterina (nos ovários, intestino, bexiga, parede abdominal etc.)  O tecido endometrial reveste internamente o útero, todo mês ele se prolifera para receber um possível embrião, quando isso não ocorre ele descama-se e é eliminado em forma de menstruação. Assim como o endométrio tópico, os focos do tecido fora da cavidade uterina também respondem aos hormônios, sangrando e causando uma resposta inflamatória crônica no abdome. 

2) Ela acomete cerca de uma em cada 10 mulheres em idade fértil, afetando-as desde a primeira menstruação até a menopausa. 

3) Pode causar cólicas menstruais intensas e que pioram progressivamente, dores durante a relação sexual e dificuldade para engravidar, sendo uma importante causa de infertilidade. Pode haver alterações do hábito intestinal e dor para evacuar, assim como dor para urinar no período menstrual. 

4) O grau da endometriose não está associado à intensidade dos sintomas. Você pode ter endometriose grave e ser totalmente assintomática, assim como pode ter endometriose discreta e morrer de dores. 

5) A ultrassonografia transvaginal com preparo intestinal e a ressonância magnética podem sugerir o diagnóstico, que é confirmado através da cirurgia de videolaparoscopia. Nem o tratamento medicamentoso (com anticoncepcionais para bloquear a menstruação) quanto a cirurgia, curam a doença, apenas a tratam. Algumas medidas complementares podem melhorar a qualidade de vida das mulheres acometidas, tais como acupuntura, fisioterapia pélvica, atividade física regular, alimentação anti-inflamatória e antioxidante, meditação, controle de stress e sono adequado. 

Lembre-se: Cólica menstrual intensa e dor na relação sexual NÃO são normais, isso não é frescura e merece ser investigado!


Fabiana Zarske de Mello

Ginecologia e Obstetrícia | CRM 19.493 | RQE 14.867

Clínica Digest Care

Av. Coronel Marcos Konder, 1207 – Sala 60 | Embraed Centro Empresarial | Itajaí- SC

📱 (47) 3246-1500 | 9 9689-0035

@fabianazarske.gineco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s