Saiba por que é tão importante cuidar do couro cabeludo

O couro cabeludo organiza-se em três camadas: 

A EPIDERME

Com uma espessura de um milímetro, é formada por múltiplas camadas de células. Da camada mais profunda (camada basal) até a superfície, sobrepõem-se os queratinócitos. Eles se multiplicam e se transformam (achatamento, perda de núcleo) até atingirem a camada córnea. As células da camada córnea, chamadas corneócitos, são células mortas, achatadas, secas, que contém queratina, uma proteína fundamental rica em enxofre que é uma das principais constituintes do cabelo.

Os corneócitos estão unidos entre si pelo cimento intercelular, o cimento das camadas mais superficiais degrada-se levando a eliminação progressiva das células externas da camada córnea: é o processo de descamação. A descamação é compensada por uma regeneração permanente das células, quer dizer, a renovação celular. Para uma renovação celular completa são necessárias  três a quatro semanas.

A EPIDERME é coberta pelo filme hidrolipídico, mistura de sebo e de suor, que mantém a hidratação das camadas superiores da epiderme. O seu PH ligeiramente ácido (cerca de 5 na escala) protege o equilíbrio da flora cutânea. Conhecido também como o “manto ácido” da pele.

A flora cutânea capilar é formada por múltiplos germes (bactérias e fungos). Ela é particularmente abundante no couro cabeludo cerca (1.500.000 germes/cm2). Estes germes alimentam-se de produtos do nosso metabolismo (proteínas, lipídios e açúcares). Algumas espécies são benéficas (Germes saprófitos) e limitam a proliferação de germes nocivos (agentes patogênicos). Todavia, o equilíbrio do couro cabeludo é muito frágil e o mínimo de perturbação pode favorecer o desenvolvimento de espécies patogênicas e originar fenômenos inflamatórios e irritações.

DERME

Com uma espessura de um a 3 milímetros, abriga os bulbos capilares, as glândulas sebáceas e sudoríparas, assim como a rede vascular e nervosa. É um tecido de sustentação, rico em tecido conjuntivo, que assegura a hidratação. 

HIPODERME

Reservatório de energia e de hormônios do organismo, contribui para a elasticidade da pele e regula a temperatura corporal.


Vitor Mattos

Terapeuta Capilar | Gbeauté

@vitormattosvm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s