VOCÊ TEM MEDO DE SE MOVIMENTAR?

ENTENDA O QUE É CINESIOFOBIA

Fala, galera! Tudo certo? Hoje vamos falar sobre um assunto que principalmente quem já sofreu algum trauma seja por queda, cirurgia, ou até mesmo os mais idosos sentem medo de se MOVIMENTAR.

Todos nós em algum momento da vida já sentimos algum tipo de dor, seja de qualquer tipo. Desde nossa infância no cérebro armazena toda e qualquer tipo de informação e experiência a dor, ela é armazenada como uma “memória ruim” e cada vez que fazemos algum movimento, passamos por momentos que lembram essas dores ou até mesmo quando sentimos uma nova dor, essa memória se potencializa. Conforme crescemos passamos a evitar esses estímulos dolorosos para não acessar essas memórias negativas. 

A dor é uma condição comum e é a segunda causa de incapacidade na população, onde registramos cada vez mais a procura pela qualidade de vida através do exercício físico, quantos de algum dia não deixou de fazer alguma coisa pelo fato de estar com alguma dor? Acho que muitos!

Muitos de nós já passamos por esses momentos, e esses atores como a questão física, biológica, cognitiva, comportamental, social, emocional e ocupacional envolvidos nesse processo de dor que influenciam diretamente o porquê de muitas pessoas não se recuperam após um episódio de dor, resultando cada vez mais na incapacidade de movimentar.

Beleza, já entendemos que o medo de sentir dor pode gerar a incapacidade de se movimentar, mas como eu RODRIGO profissional de Educação Física posso fazer para te ajudar? Veja bem, através dos exercícios físicos podemos melhorar sua capacidade funcional de se movimentar, o simples fato de te ensinar a andar de forma correta ou até mesmo a andar novamente, sentar e levantar de uma cadeira, retreinar sua corrida, salto, equilíbrio, coordenar seus movimentos para pegar alguma coisa do armário, no chão, tudo isso pode ser RETREINADO, digo retreinado porque tudo o que perdemos após passamos por trauma e dor fica armazenado como alguma COISA RUIM, mas como você não irá mais se levantar de uma cadeira? Erguer seu braço para pentear seu cabelo? Se secar após sair do banho? Tudo isso é retreinável através de exercícios e treinamento específico para sua necessidade.

Se você sente medo de se movimentar por esperar que venha dor, é preciso entender que na verdade o MOVIMENTAR É O QUE IRÁ IMPEDIR QUE TENHAS DORES.

Espero ter lhe ajudado, qualquer dúvida fale comigo, será muito bom poder te ajudar.


Rodrigo Bender

Pernsonal Trainer

Especialista em Retreinamento de Lesões, da Reabilitação e Performance @rodrigobenderpersonal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s