GRATIDÃO

Todo mês, aqui no espaço Floresça, gostamos de trazer um tema de reflexão, uma nova oportunidade de aprendizado tanto dentro do espaço como também para nossos alunos e clientes aplicarem, na prática, no seu dia a dia. No último mês, o tema escolhido foi a Gratidão.

Você tem o hábito de agradecer? Por que usar a gratidão no seu dia é tão importante? Já parou para pensar nisso?

Hoje, existem muitas pesquisas no mundo todo sobre os poderosos efeitos da gratidão, além de auxiliar nos a alcançar nossos sonhos e objetivos.

Conforme a poderosa estudiosa e professora da gratidão, Márcia Luz, normalmente estamos pensando no que queremos ser e fazer. Fazemos enormes listas, tanto mentalmente quanto no papel, de coisas que queremos e quantas vezes reclamamos por não conseguirmos o que queremos? Quantas vezes nos frustramos e ficamos com raiva de Deus e do mundo à nossa volta pelo que não conseguimos realizar?

E aí é que entra o ato de agradecer, ao invés de reclamar.

Gratidão vem do latim “Gratia” que significa graça ou “Gratus” que significa agradável, ou seja gratidão significa o reconhecimento agradável por tudo o quanto recebemos ou nos é concedido, não só as coisas materiais.

A gratidão tira os nossos olhos da falta, da escassez e põe para as bênçãos!

Nos traz harmonia interna apesar dos problemas externos que são lições de sabedoria para a gente aprender e amadurecer.

Além disso, quando agradecemos ativamos o neurotransmissor chamado dopamina, aumentando a sensação de prazer e bem-estar.

Por outra via neural a glândula pituitária estimula o hipotálamo a produzir e liberar a ocitocina na corrente sanguínea onde acontece a redução de ansiedade, medos, angústias e sentimento de raiva, estimulando a tranquilidade e o afeto.

As pesquisas mostram que as pessoas que praticam diariamente a gratidão são mais otimistas, satisfeitas com a vida e têm mais vitalidade.

Um exercício bem interessante de fazer é ter um Caderno da Gratidão, onde você tem a tarefa de anotar todo dia, 10 motivos pelos quais é grato. Parece muito né? Mas praticando você percebe que temos milhares de motivos para agradecer.

Desde ao acordar de manhã, ter cada parte do corpo funcionando perfeitamente, com saúde, poder tomar seu café, ter uma casa e todas as coisas dentro dela, ter a companhia de sua família, de ter um trabalho, e várias experiências que te trouxeram até aqui! A cada passo que você dá, tem um motivo para agradecer!

Permita-se ocupar seu cérebro com gratidão, e colha como resultado a tranquilidade e equilíbrio necessários para superar os desafios que a vida naturalmente nos impõe, olhando tudo com positividade e leveza e alcançando assim o que queremos com facilidade e fluidez.

Acompanhe nosso Instagram e muita mais informação sobre a gratidão postaremos lá!

Até mais e muita gratidão por estar aqui com você!


Suélen Sandri Pereira

Floresça Yoga e Bem Estar

http://www.ondefloresca.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s