COMO ESTÁ SUA BALANÇA?

Dois pratos, duas medidas, na balança das emoções. Em um as emoções do amor, no outro, as da destruição. Vivemos entre polaridades, entre pulsão de vida e de morte.

É o conflito entre o ego ideal e o ego real. Às vezes, no desejo de ser reconhecido, o ser assume o ideal, veste o molde da aprovação, porém distante do real, na busca do ideal entra na idealização. No desequilíbrio, desliza para as extremidades; ora mergulha no êxtase das paixões, ora naufraga no polo da desilusão.

Diante da dor, da frustração, o prato da balança cai no chão. Com ele o ser afunda no poço da consternação, desencadeando a depressão. O desequilíbrio toma conta. Para sair do poço da desolação, usa a racionalização, congela as emoções. Nega a dor e a desilusão; os medos e ressentimentos vão para o baú da repressão. Encaixota os sonhos. No piloto automático fica. A alegria desaparece, engessa as emoções. O ser adoece, não sabe do que padece, não se reconhece tamanha é a confusão. É momento de olhar para dentro de si, deixar aflorar o real, acolher, aceitar e ressignificar os sentimentos.

Quebrar as couraças, deixar borbulhar as sensações. Aprender a administrar a balança das emoções, ciente de que esses pratos existem e as diferenças são reais.

O desafio do ser é saber lidar com o bem e o mal, a saúde e a doença, a alegria e a dor e com os demais contrastes que a vida nos impõe. Na dança das polaridades, buscar o equilíbrio, efetuando leituras do ser e do sentir. Alinhando os pratos, aproximando-os da harmonia. Neste movimento de sincronismo e redescoberta da crença em seu próprio potencial, o ser cresce e se envaidece.


Claudete de Morais

CRP 12/01167

Doutoranda em Psicologia Clínica

www.claudetedemorais.com.br

📱 (47) 9 9274-6439

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s