EXERCÍCIO FÍSICO E FORMAÇÃO ÓSSEA

Cuidados especiais contra a osteoporose

Atualmente tem-se reconhecido a importância das atividades físicas para a preservação da saúde como um todo, em especial da saúde cardiovascular, muscular e óssea. Sabe-se que as forças mecânicas atuam sobre o desenvolvimento de massa e estrutura dos ossos. Além disso, o movimento oriundo do estímulo mecânico sobre o osso, dispara mecanismos associados com a mecanotransdução e remodelação óssea. Sabe-se também que a formação ou a reabsorção óssea estão diretamente relacionados à natureza dos estímulos fisiológicos.
O exercício físico adequado aumenta a secreção de calcitonina, hormônio inibidor da atividade osteoclástica. Assim, por volta de um ano de treinamento físico, espera-se encontrar ossos com maior densidade mineral óssea (DMO) devido, principalmente, ao que diz a lei de Wolff sobre como o osso responde à presença de tensão e também pelo aumento da calcitonina e da ação dos osteoblastos (Lirani e Castro, 2005).
Em determinadas regiões, exercícios físicos geram impactos e estimulam osteoblastos a depositarem matriz óssea na área que está sofrendo a tensão, sendo, portanto, um efeito local (Sasso et al., 2011). Dessa forma o colo do fêmur de um corredor, por exemplo, sofrerá mais impacto e, consequentemente, aumentará a DMO. Portanto, o exercício físico pode prevenir e/ou reduzir a perda óssea aumentando os níveis de calcitonina (hormônio inibidor de osteoclastos), consequentemente diminuindo o cálcio sérico e aumentando a DMO (densidade mineral óssea).
Dessa forma, a prática de exercícios físicos regulares prescritos e monitorados por profissionais da área da saúde (Educadores Físicos) tem sido recomendada para a manutenção da homeostase óssea, bem como no combate à perda óssea.


Top Physical

Raphael Mello Block | Profissional de Educação Física | CREF – 4547/SC

Rua Lauro Muller, 863 | Fazenda | Itajaí -SC

📱 (47) 3348-5454

📱 (47) 9 8817-9357

http://www.topphysical.com.br

@tpsaudefisica

@raphael.saude

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s