Skincare na gestação – Dra Giane Gauze responde dúvidas sobre cuidados durante a gravidez:

1) Qual seria a melhor dica de rotina de beleza para gestantes?
Na minha opinião seriam duas as melhores dicas: proteção solar (para evitar o melasma) e a hidratação (para evitar as estrias) .
2) Existe um protetor solar melhor e mais indicado para as grávidas?
Eu sempre falo para minhas pacientes, não existe o melhor, existe aquele mais indicado para o tipo de pele dela (seca/oleosa ou mista), que ela usará diariamente, na quantidade adequada e reaplicará durante o dia!
O ideal são os que contém óxido de ferro e o dióxido de titânio, presentes em produtos com cor de base, para proteger a pele também da luz visível.
3) Algum hidratante para usar antes da maquiagem?
Gosto de indicar as águas termais, para manter a pele hidratada, nutrida e também menos irritada. Os ativos com que contenham ácido hialurônico, vitaminas C e E também pode ser usados.
4) Vitamina C para pele, pode?
A vitamina C pode ser usada com segurança nesta fase, por ter ação antioxidante e ser um clareador. Quando associada ao protetor solar, a proteção na pele é potencializada.
5) Existe algum tipo de ácido que a gestante pode usar para clarear a pele?
Os ácidos que podem ser usados são os ácidos azeláico e glicólico (até 10%). Estão contra-indicados produtos que contêm ácido retinóico e salicílico, porque são os mais perigosos na gestação. Deve-se ter cuidado com alguns produtos prontos ou manipulados que possuem ácido retinóico e seus derivados, portanto o ideal é ir consultar com um médico dermatologista quando você engravidou ou deseja engravidar para as melhores indicações de produtos.
6) Óleos naturais podem ser usados em gestantes?
Sim , no corpo pode-se utilizar os óleos essenciais como de os de amêndoas, semente de uva, de argan e nas áreas que merecem mais atenção como: barriga, seios, coxas e glúteos.
Lembrar que a hidratação também vem de fora, por isso elas devem ingerir líquidos com frequência, ajudando a prevenir o surgimento das estrias.
7) Como evitar as manchas indesejadas da gestação?
Para evitar o famoso “melasma” , o ideal é utilizar o protetor solar diariamente durante toda a gravidez, inclusive em lugares fechados, com FPS acima de 30 e com cor como dito anteriormente. Além disso, não esquecer das barreiras físicas, como chapéus, óculos escuros e guarda-sol.
8) Quais os procedimentos podem ser feitos durante a gestação e amamentação? Como a toxina botulínica (famoso “botox”) não pode, existe algo que possa ter um efeito aproximado?
A limpeza de pele pode ser feita sem nenhum problema. É uma pele que normalmente já mancha com mais facilidade e por isso deve-se ter um maior cuidado. Peeling de diamante e de cristal também podem ser feitos porque é só uma esfoliação leve na pele.
Já outros tratamentos estéticos como lasers, luz pulsada, microagulhamento, preenchimentos com ácido hialurônico podem até ser feitos desde que liberados pelo obstetra em conjunto com o médico dermatologista.

Para mais informações, agende sua consulta e tire todas as dúvidas: +55 47 8866-8336

R. Dr. Nereu Ramos, 197 – Sala 805 – Centro, Itajaí – SC, 88301-215

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s