FABIANA ZARSKE

A SAÚDE DA MULHER LEVADA A SÉRIO. MÉDICA GINECOLOGISTA E OBSTETRA FALA SOBRE SUA TRAJETÓRIA PROFISSIONAL E OS CUIDADOS QUE TEM COM SUAS PACIENTES DA PRÉ-ADOLESCÊNCIA AO CLIMATÉRIO.

Resolutiva, determinada e muito amorosa. Com essas simples palavras poderíamos descrever um pouco do jeito e da personalidade da médica ginecologista e obstetra, Fabiana Heleno Zarske de Mello. Mas, com certeza, ela é muito mais do que isso. Seus esforços, capacidade e conhecimento a levaram a outro patamar, o que nos permite entender o motivo pelo qual ela se tornou destaque de atuação em nossa região.

Nascida e criada em Itajaí e carregando a certeza de que é um atendimento humanizado é o caminho para um real vínculo entre médico e paciente, Fabiana compartilha conosco um pouco da sua trajetória profissional, os serviços que oferece, quais os seus planos para o futuro e muito mais. Confira!

DA INFÂNCIA À MEDICINA

Ser filha e neta de professores, com certeza contribuiu muito para que, desde pequena, Fabiana se dedicasse aos estudos. E mesmo sem haver pressão para que seguisse uma carreira específica, ela nos conta que desde que se lembra imaginando uma profissão, a medicina já era sonhada. “É estranho, eu sempre soube que seria médica. Parece até clichê, mas não me via fazendo outra coisa, é algo de outras vidas”, destaca. E, é claro, ter um tio pediatra certamente foi uma influência positiva. Inclusive ele foi seu professor na faculdade, na disciplina de neonatologia.

“Quando disse aos meus pais e à minha irmã que queria ser médica, todos ficaram muito felizes. Após isso, traçamos juntos um plano de estudo e dedicação integral, pois sabíamos das dificuldades para entrar no curso. Queria cursar aqui na Univali. Além do seu alto conceito, para mim, fazer a faculdade próxima dos meus pais era muito importante, pois sabia o quanto eu iria precisar do apoio deles. Então o meu foco era um vestibular com 45 inscritos por vaga. Estudei muito, fiz cursinhos preparatórios, fiquei muitas noites em claro estudando e, após um ano, passei”.

Depois da faculdade, veio o período da residência médica. Esta, Fabiana optou por permanecer na terrinha e a realizou na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, que é centro de referência para todo o estado.

De lá para cá, uma vida intensa e de muita dedicação ao lado de noites em claro e plantões intermináveis se fizeram presentes.

PRIMEIRO PARTO

“É difícil descrever o que senti e até hoje sinto. É adrenalina e coração batendo forte, mas também é paz e calmaria. Ressignificou minha vida. O que senti naquele dia me fez perceber que eu estava no lugar certo e que tinha encontrado meu caminho no mundo. Eu lembro de parar e ficar olhando, admirando aquele recém-nascido no peito de sua mãe logo após nascer. Tudo em volta parou. Tenho a foto com o bebê Victor até hoje. Com certeza posso dizer que trazer outra vida ao mundo, dar boas-vindas e entregar o maior amor da vida para uma mãe é uma dádiva!”, relembra.

Hoje, a dra. Fabiana já soma mais de mil vidas que ajudou a vir ao mundo, sendo que cada uma carrega um pouco do seu amor e dedicação ao que faz. “Eles são um pedacinho meu e eu sou um pedacinho deles também”.

A CLÍNICA

Estabelecer-se profissionalmente não é uma tarefa fácil. E não foi diferente com Fabiana. A médica nos conta que precisou ralar muito, mas que aos poucos foi conquistando o seu espaço.

“Sou capricorniana, determinada e não tenho medo do trabalho; assim, aos poucos fui achando meu lugar. Iniciei trabalhando em clínicas em Itajaí e em cidades da região e fazia plantões no hospital Ruth Cardoso e na maternidade Santa Luiza. E apesar de estar trabalhando com o que eu queria, a felicidade não estava completa; eu queria o meu espaço. E assim, após um ano nesse esquema, comecei a juntar dinheiro e procurar. Surgiu então o convite para sociedade na clínica Digest Care, que pertencia a alguns professores meus da época da faculdade – um deles inclusive foi meu paraninfo. Lembro que me senti muito honrada de fazer parte da sociedade e atender no mesmo local que eles. Essa era mais uma conquista que se concretizava, e já se foram três anos”, pontua.

Atualmente a clínica conta com duas unidades, uma em Itajaí e outra em Balneário Camboriú. “Oferecemos aos nossos pacientes um ambiente acolhedor, bem equipado e com medicina de ponta. Já éramos referência na saúde do aparelho digestivo e agora meu foco é nos tornarmos referência em ginecologia e obstetrícia. Quanto aos meus plantões, hoje são somente na maternidade Santa Luiza, da qual também sou sócia.”

ATENDIMENTO

Com pacientes tanto em ginecologia como em obstetrícia, um dos diferenciais da dra. Fabiana está na humanização dos atendimentos. “Acredito que um atendimento humanizado seja essencial para um real vínculo entre médico e paciente. A paciente que me procura traz consigo uma história, medos, expectativas, muitas vezes está doente, em um momento de fragilidade, ou tem dúvidas e receios que não tem coragem de perguntar ou contar para mais ninguém. Com isso, sempre tenho em mente que ser paciente é estar vulnerável, e isso exige coragem. Sim, pois se permitir ser cuidada e se expor para o outro exige coragem. Eu procuro retribuir essa coragem. Por isso, minha atenção está voltada para a MULHER e não para a QUEIXA! Humanizar é tornar a mulher protagonista da sua história, do seu cuidado. Trato-a com empatia, carinho, respeito. Dessa forma criamos vínculo, confiança, segurança, e juntas buscamos soluções e promoção de saúde. Busco impulsionar as mulheres a atingir saúde plena, tanto física quanto mental. Sou grande incentivadora do estilo de vida saudável e da prática de atividade física como prevenção e promoção de saúde. Pratico todos os dias e busco ser exemplo.

GRATIDÃO

“Preciso agradecer infinitamente aos meus pais Romeu e Izabel, que lutaram muito para me manter em uma faculdade privada. Além do suporte financeiro, foram o apoio emocional e o amor deles que me levaram a estar onde estou hoje. A eles eu devo tudo o que sou e tenho.”

METAS

“São muitas, mas destaco a ampliação da clínica para agregar outras especialidades na Assistência à saúde da mulher. E, claro, dar continuidade às minhas especializações. Não podemos nunca parar. Estar atualizada com os avanços da medicina é tarefa do dia a dia”, finaliza.

SERVIÇOS

• Ginecologia | da pré-adolescência à pós-menopausa

• Pré-natal de baixo e alto risco

• Assistência humanizada ao parto normal e cesariana

• Acompanhamento pós-parto

• Patologia do trato genital inferior e colposcopia

• Laser e radiofrequência para rejuvenescimento íntimo e estética vaginal

• Implantes hormonais

ESPECIALIZAÇÕES

• Ginecologia e obstetrícia

• Colposcopia e patologia do trato genital inferior

• Estética vaginal e rejuvenescimento íntimo

• Ultrassonografia obstétrica e ginecológica

• Assistência a emergências obstétricas

BELEZA: @JEHANEJAHN @LUH_OLLITAJAI
FOTOS: @MARCIOJRPH | LOOK: @LESAILES.OFICIAL


Fabiana Zarske de Mello

CRM 19.493 | RQE 14.867

Ginecologia e Obstetrícia

Clínica Digest Care

Av. Coronel Marcos Konder, 1207 – Sala 60 | Embraed Centro Empresarial | Itajaí- SC

📱 (47) 3246-1500 | 9 9689-0035

@fabianazarske.gineco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s