Devemos treinar quando nossos músculos estão doloridos?

Fala galera! Tudo certo? Hoje vamos sanar uma dúvida que fica sempre quando sentimos aquela dor por estímulo mais pesado nos treinos. E aí, você acha que devemos treinar quando temos DORES MUSCULARES?

Primeiro vamos entender, a dor muscular que sentimos logo após ou nos dias seguintes, geralmente acontece quando começamos um treino novo, um exercício que não estamos acostumados, ou quando voltamos aos treinos após um tempo parado e conforme a adaptação dos treinos, carga e intensidade nosso corpo se acostuma e a dor muscular tardia começa a diminuir cada vez mais.

É claro que, às vezes, acabamos exagerando em cargas, intensidade e volume, e isso pode novamente gerar essas dores. 

Tem muitos alunos ainda que acreditam que para ter RESULTADOS precisa sentir dor “NO PAIN NO GAIN”. Porém, a dor muscular não é um indicativo para avaliar a intensidade de seu treino. Suas pernas podem estar doendo por subir vários lances de escadas, mas isto não significa que o treino foi pesado, assim como o inverso de você não sentir dor não é indicativo de treino leve.

E aí, DEVEMOS TREINAR? 

Com certeza SIM, a melhor forma de você conseguir RELAXAR a musculatura tensa é você voltar a estimular ela, com outro estímulo de treino por exemplo, você fez um treino de pernas na musculação e ficou com dores, uma forma de melhorar esse quadro é fazer uma corrida, bike, nadar, fazer uma aula diferente! Estímulos diferentes geram novas adaptações, outras fibras musculares a serem solicitadas. Dependendo do treino o seu corpo precisa de poucas horas ou até 72 horas para a recuperação de forma “PASSIVA” (sem fazer nada, ficar parado) e quando voltamos a estimular de outras formas nós conseguimos acelerar esses processos de recuperação.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida me procure até mais.


Rodrigo Bender

Pernsonal Trainer

Especialista em Retreinamento de Lesões, da Reabilitação e Performance

@rodrigobenderpersonal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s