Baixas temperaturas aumentam risco de problemas vasculares

O risco de problemas vasculares, como as isquemias de membros inferiores em pacientes arteriopatas, podem ser potencializadas durante o inverno. Segundo a Dra. Fátima El Hajj, cirurgiã vascular, o frio contrai as artérias, ocasionando a má circulação do sangue. Pés e mãos frias, dedos azulados, dor forte nos pés, mesmo em repouso, úlceras e feridas nos membros são sintomas que devem ser observados e tratados.

A prevenção é baseada em bons hábitos de vida: alimentação saudável, exercícios físicos regulares e não fumar. “A dieta mediterrânea, rica em vegetais frescos, proteína magra, frutas antioxidantes e gorduras saudáveis pode ser uma grande aliada para a saúde cardiovascular”, explica a especialista.

Além disso, é muito importante manter os exames preventivos em dia, como índice tornozelo-braquial (ITB), realizado no próprio consultório, e o Ultrassom Doppler que é o “estetoscópio” do cirurgião vascular.

Vale ressaltar que em nenhuma doença o paciente deve se automedicar, especialmente nas patologias vasculares que o tratamento envolve antiagregante plaquetários e anticoagulantes, que podem ocorrer sangramentos graves sem a orientação médica.

Para quem apresenta dor sem isquemia crítica, o tratamento é medicamentoso aliado a mudança de hábitos de vida e atividade física orientada. Mas, quando se apresenta dor em repouso e lesão trófica, normalmente são abordados cirurgicamente.

Por Dra. Fátima El Hajj | Cirurgiã Vascular e Endovascular

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s