Recebendo para um único prato

Que eu adoro cozinhar nunca foi segredo para ninguém. Cozinhar não é apenas a minha paixão, é também diversão, terapia e profissão. A diferença entre cozinhar em casa e no restaurante é que em casa quem escolhe o prato e os convidados é você, mas a responsabilidade é a mesma. Tudo tem que sair perfeito. Ao convidar amigos e/ou familiares para comer um único prato faz-se mister conhecer as preferências dos comensais e felizmente no meu caso não tenho nem amigos nem familiares que sejam chatos para comer. Já viram esse programa “Chato para comer” com o chef Claude Troisgros?

Fora isso, há inúmeras vantagens em receber para um prato só a começar pela data, compras, e a sua inspiração. Uma dica: caso seja casada(o) primeiro consulte a sua digníssima cara metade, até por que pode ser ela quem vai cozinhar depois pelo item principal: Ave, carne ou peixe? Em seguida vá ao hortifruti, mercado ou empório da sua preferência e deixe a sua imaginação fluir. Só quem adora cozinhar sabe como isso é divertido. Mas o que caracteriza exatamente um prato único? Em primeiro lugar, eles dispensam acompanhamentos ou exigem no máximo um. Portanto, feijoada, churrasco ou tainhada estão fora de questão. Outra característica é a possibilidade de tomarmos uma taça de vinho ou espumante enquanto a panela está no fogo ou o tabuleiro está no forno. Entradas são fundamentais: Amenizam a fome, deixam o clima mais descontraído e preparam o paladar para o que está por vir. A sobremesa deve ser sempre feita na véspera. Um menu excelente para essas ocasiões seria: Um folhado de gorgonzola com geleia de peras, um farfalle de camarões com alho poró e cogumelos variados e uma mousse de chocolate. Então vamos a ele: Na véspera prepare a mousse. Derreta no micro-ondas 500 gramas de chocolate amargo 70% e junte 300 ml de creme de leite. Misture bem e junte 50 gramas de cacau em pó e 50 ml de licor de chocolate ou duas doses de whisky e reserve. Leve ao fogo 3 claras de ovos e 90 gramas de açúcar. Cozinhe até ficar bem quente. Bata na batedeira até esfriar. Junte delicadamente as duas misturas e coloque em uma bela sopeira ou no recipiente que vai a mesa e deixe lá por uma noite. No dia seguinte depois da sua caminhada e do seu desjejum, limpe os camarões- eu calculo 400 gramas de camarões com casca por pessoa por isso sugiro que sejam de tamanho médio pois dão menos trabalho (risos) reserve a carne deles e leve ao fogo com azeite e as flambe com cognac. Junte uma lata de tomates sem pele, cubra com água e cozinhe por 40 minutos em fogo baixo. Durante esse tempo abra a massa folhada, passe um pouco da geleia, ponha sobre ela o gorgonzola e ponha mais uma camada de geleia.  Feche a massa, pincele com uma gema e leve à geladeira por meia hora; coe o caldo e reserve. Fatie finamente a parte branca de três alhos-porós e leve ao fogo em uma caçarola, de preferência na que você vai levar à mesa. Junte 500 gramas de cogumelos variados limpos e fatiados, refogue por 5 minutos em fogo baixo e reserve. Cozinhe a massa um pacote de farfalle de uma boa marca e reserve. 

Quando seus convidados chegarem leve a massa folhada ao forno. Nessas ocasiões em que o item principal é uma massa sugiro um espumante .. A massa folhada leva uma meia hora para assar em forno médio ou 240 graus. Na hora de servir refogue os camarões, junte ao preparado de alho poró e cogumelos juntamente com um meio litro do caldo. Deixe ferver por dois minutos e ponha a massa. Deixe reduzir coloque 200 ml de creme de leite e salpique com salsinha e raspas de 2 limões sicilianos. Sirva a seguir. Quando todos estiverem satisfeitos sirva a mousse com um pouco pistache tostado por cima. Um cafezinho é essencial nessas ocasiões. Bom apetite.   


Renato Justo

Chef de Cozinha

@artesaodosabor2020

📱 (48) 99848-8888

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s