Sobre a importância de incentivar meninas

*Por Camila Custódio, Psicanalista e Terapeuta, idealizadora do Consultório Emocional.

De acordo com a companhia, um estudo realizado por pesquisadores das universidades de Nova York, Illinois e Princeton, nos Estados Unidos, descobriu que, a partir dessa idade, muitas meninas passam a se enxergar menos inteligentes do que os meninos e começam a perder a confiança em sua própria competência.

A falta de confiança em si mesmas cria uma lacuna que impede as meninas de atingir seu potencial e de realizar seus sonhos. Essa lacuna foi chamada de The Dream Gap” (A Brecha do Sonho, em inglês).

Além disso, existem estereótipos culturais, preconceitos implícitos e representações midiáticas que reforçam a continuidade desse problema.

Essa pesquisa reflete uma realidade que meninas, adolescentes e mulheres conhecem muito bem e que com o passar do tempo se reflete não só em nossa vida profissional, mas também em nossos relacionamentos seja ele com nossos parceiros/parceiras mas principalmente com os nossos filhos (as).

Ao longo da vida essa vulnerabilidade se manifesta com nomes como síndrome da impostora, autossabotagem ou com nossa estima fragilizada por relacionamentos onde não somos valorizadas, reconhecidas ou respeitadas em nossa totalidade e autenticidade nos fazendo acreditar que estamos cada vez mais distantes dos nossos sonhos e da nossa felicidade.

Em tempos tão difíceis e confusos, onde a luta para vencer o preconceito e o estigma imposto pela sociedade, a medalha da Rayssa Leal nas Olimpíadas representa muito mais do que orgulho.

Ela chega como um respiro que nos dá fôlego para continuar sonhando, acreditando que podemos ser o que quisermos desde que acreditamos nisso e que tenhamos alguém que nos incentive a não desistir dos nossos sonhos.

Parabéns para você, Rayssa, para sua família e para todos aqueles que apoiaram a fadinha🧚‍♀️ 🥈💜🙋🏻‍♀️

*Camila Custódio é Psicanalista e Terapeuta. Idealizadora do Consultório Emocional (@consultorioemocional), é Assistente Social, Terapeuta de Família e Casal, Terapeuta Relacional Sistêmica e Coach. Especialista em Gestão da Emoção, Consultora em Desenvolvimento Humano.

Escreve sobre saúde emocional, relacionamento e empoderamento feminino para sites, revistas e blogs. Atende a pacientes online de todo o Brasil e do exterior.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s