Por que meu corpo dói mais no frio?

Fala, galera! Tudo bem, hoje vamos falar sobre como o frio pode influenciar no aumento da sensibilidade da dor.

Com frio chegando temos a percepção que nosso corpo vai ficando mais rígido, “encolhido” dando aspecto que todas as DORES que sentíamos voltou. Calma não se assuste no frio nós nos movimentamos menos, contraímos mais os músculos e ficamos mais encolhidos para manter ou até mesmo tentar aumentar nossa temperatura corporal o que faz com que aumente a viscosidade do líquido sinovial, que fica dentro das articulações e serve para lubrificá-las. Esse aumento de viscosidade gera maior rigidez nas articulações e, consequentemente, mais dores. Essa rigidez muscular e um possível desconforto ao tentar se movimentar.

Beleza Rodrigo, mas agora o que podemos fazer para reduzir as dores causadas nesse período?

A melhor forma de evitar e prevenir as dores de inverno é se mantendo em movimento, gerar sempre mais mobilidade, não se prender muito nos alongamentos, pois quando temos mais rigidez o fato de ficar alongando sem ter um aquecimento pode nos causar mais dores. A prática da mobilidade é importante antes de iniciar um esporte, treino ou até mesmo qualquer função de nosso dia-dia não se deve limitar a esse momento de frio somente. O alongamento e a mobilidade de nosso corpo ajudam a evitar a contração muscular e também auxiliam na lubrificação das articulações.

Músculos saudáveis e fortes = menos dores no frio

O fortalecimento e o treinamento de força também ajudam na manutenção da temperatura e saúde muscular. Quanto “mais músculos ativos e fortes, mais circulamos sangue”.  

Com certeza estar sempre bem agasalhado também é importante tanto no dia-dia quanto na hora inicial de seu treino, procure sempre estar com casacos, camiseta da manga comprida quando for praticar exercícios na rua, hoje temos várias opções de camisetas térmicas próprias para a prática de exercício quando a temperatura fica mais baixa.

Espero ter ajudado, fiquem bem e até a próxima.


Rodrigo Bender

Pernsonal Trainer

Especialista em Retreinamento de Lesões, da Reabilitação e Performance

@rodrigo.benderpersonal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s