Banana

Receitas especiais – Nhoque de banana da terra com molho de camarão.

Uma das frutas mais populares do mundo, a banana é considerada por muitos como a rainha das frutas e você sabe por quê? Porque ela é sem dúvida a mais completa. Rica em fibras, potássio, glicose, vitaminas do complexo B e vitamina C além de inúmeros outros nutrientes a banana possui inúmeros benefícios. Tenistas, futebolistas, trilheiros e ultramaratonistas costumam consumi-la nas paradas ou intervalos para dar aquele “gás extra” e no café da manhã substitui com sucesso o pão. As origens da banana remontam à Ásia e foi levada à Europa pelos romanos no século I a.c. Chegou ao novo mundo nos primórdios da colonização por meio dos espanhóis e portugueses. Ao chegarem ao Caribe, os espanhóis relataram a existência de bananas vermelhas – talvez alguns de vocês já a tenham visto em empórios ou na seção de frutas exóticas dos supermercados- Ela é um pouco mais macia e suculenta e a sua cor, por dentro, é rosada. Dentre as suas propriedades além das comuns a todas as bananas, inclusive em maiores quantidades, estão os betacarotenos encontrados em cenouras e uvas tintas. Aqui em Santa Catarina ela é cultivada no oeste do estado. – Fonte: Agro20 e Epagri.  

No Brasil as variantes mais cultivadas e populares são a prata ou branca, a nanica ou caturra, a figo, maçã ou banana da terra, essa inclusive é genuinamente brasileira, e no estado do Rio de Janeiro é muito comum a banana ouro, muito pequena e dulcíssima. 

A banana pode ser consumida de todas as formas: crua, cozida, frita, assada, à milanesa e até verde. Verde? Sim! Na cozinha caiçara, encontrada no litoral paulista e no Espírito Santo, existe um prato chamado Azul marinho. Típico da cozinha caiçara esse prato é feito cozinhando a banana ainda verde com o peixe e devido aos taninos presentes na nesse estágio da fruta e associado a proteína dá ao preparo essa coloração. Voltando à nossa realidade, é certo dizer que podemos preparar um menu – da entrada à sobremesa- composto inteiramente de bananas embora duvido que alguém vá fazer isso no dia a dia, apenas a nível de curiosidade. Como sempre gostei de fugir ao lugar comum e sei que muita gente também gosta, vou ensinar a fazer um nhoque de banana da terra com molho de camarão e também uma torta diferente. 

Para o nhoque: eu utilizo a banana da terra. Cozinhe 1,5 kg de bananas com a casca. Quando estiverem macias descarte a água, descasque e faça um purê com as bananas e 200 gramas de farinha de trigo. Tempere com sal e faça os rolinhos e corte no tamanho desejado, cozinhe e reserve. 

Para o molho: limpe aproximadamente 2 quilos de camarão médio e refogue as cascas com cebola e tomate. Flambe com o cognac, cubra com 2 litros de água e cozinhe por 40 minutos. Descarte as cascas e reserve o caldo. Refogue 1 pimentão vermelho e duas cebolas picadas. Junte os camarões e 500 ml do caldo. Deixe reduzir por 3 minutos. Junte um maço de salsa, cebolinha e meio maço de coentro e sirva sobre os nhoques. 

Para a torta: faça uma massa doce com 300 gramas de manteiga sem sal, 150 gramas de açúcar, um ovo pequeno e 50 ml de água bem gelada. Misture bem os dois primeiros ingredientes e depois a água. Junte o ovo e por último o açúcar. Deixe descansar 1 hora. Nesse meio tempo corte em fatias e frite 6 bananas caturras. Abra a massa em uma forma de 25 cm de diâmetro, fure bem e pré-asse a 240 graus por 10 minutos. Disponha as bananas em rodelas sobre a massa e no centro de cada uma delas um pedacinho de queijo colonial. Polvilhe com canela e açúcar e asse a 240 graus por aproximadamente 40 minutos. Sirva morna.


Renato Justo

Chef de Cozinha

@verde_tinto

📱 (48) 99848-8888

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s