Quartzo, Quartzito, Mármore e Granito

Diferença entre os materiais e suas aplicações.

As pedras são essenciais e fazem a maior diferença num projeto de interiores. Elas têm um grande potencial estético quando usadas em móveis, como tampos de mesa, aparadores, bandejas, painéis de parede em salas e quartos. 

Com certeza você já deve ter ouvido falar em mármore, quartzo, granito e quem sabe até já ouviu falar em quartzito. Mas, você sabe a diferença entre eles? Uma das maiores dúvidas que os clientes têm quando nos procuram é em relação à resistência, manchas e como manter esse material no dia a dia. 

Outra diferença fundamental é o preço. O mármore é considerado a pedra mais nobre, justamente porque ser mais rara na natureza e na grande maioria, ser um material importado. Assim como os Quartzos. Já o granito, em contrapartida, é uma pedra mais abundante no Brasil, o que o torna mais acessível financeiramente.

Quartzo

O quartzo é um dos mais resistentes minerais da natureza, o que confere dureza à rocha. Porém, aqui estamos falando de uma pedra fabricada, que é composta por 93% de quartzo natural adicionada de polímeros e corantes, resultando em um produto de altíssima performance. 

Muitos clientes confundem o quartzo com o Silestone e na verdade eles são a mesma coisa, possuem a mesma composição. A diferença é que Silestone é uma famosa marca espanhola de quartzo, que também é vendida no Brasil.  

Para quem busca resistência a manchas e riscos, principalmente para bancadas de cozinha e áreas gourmets, esta é uma das opções mais indicadas.  

Quartzito

O Quartzito, por mais que tenha a nomenclatura semelhante, é uma pedra totalmente natural, metamórfica, composta essencialmente por quartzo. É um material que possui alta resistência a intemperismos químicos e físicos, pois em geral é formado por rochas sedimentares.

Ele possui características visuais requintadas como as dos mármores, mas possui resistência elevada como os granitos. 

Pode ser usado tanto em área interna como externa e por este motivo, pode ser aplicado desde painéis decorativos até bancadas para cozinha.

Mármores

Mármores são rochas metamórficas que tem como principal elemento base o calcário, exposto a alta temperatura e pressão do interior da terra. É um material supernobre e com desenhos únicos que amamos!

O principal ponto a ser considerado para uso na arquitetura é que o mármore é um material mais poroso, e por isso absorve mais a sujeira e costuma manchar com mais facilidade, o que limita seu uso. 

Mas, se você faz questão de utilizar esse material em sua cozinha, por exemplo, nós indicamos os mármores dolomíticos, que têm baixa porosidade e alta resistência.

Granitos

É um material natural, que possui uma porosidade bem baixa, com uma resistência muito maior a manchas do que o mármore.  

Os granitos mais comuns são os acinzentados, mas os mais usados em arquitetura de interiores são os escuros, como o preto São Gabriel e o Verde Ubatuba. 

Existem também os tons claros, como o Branco Itaúnas e o Dallas, que resistem menos a manchas, e por isso indicamos mais para banheiros, por exemplo, do que para cozinhas ou churrasqueiras. 


LM ARQUITETURA E INTERIORES

Laisy Munari e Leslye Mary Costa

📱(47) 99912-0287

📱(49) 99933-8263

📧 lm.arquiteturaeinteriores@hotmail.com

@lm.arquiteturaeinteriores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s