Confira como criar um espaço original, funcional e aconchegante!

Muito se fala sobre o quanto a pandemia nos fez olhar para nossas casas de uma forma diferente. Após tanto tempo diante deste literal retorno ao lar, buscamos cada um à sua maneira ideias para estabelecer os desejos destinados a este espaço de convívio – muitas vezes, tanto pessoal quanto profissional.

O arquiteto Michael Zanghelini, que está em cartaz até o dia 29 de agosto na CASACOR / Santa Catarina – Florianópolis com o Loft Naturalle,  apresenta sua essência a partir de criativas soluções de usabilidade para a suíte, o living e a cozinha.

Baseado nas referências usadas neste projeto, o profissional dá dicas para que todos possam criar espaços funcionais, aconchegantes e originais:


Revestimentos naturais


Madeira, mármore e couro são alguns dos materiais que ele faz questão de aplicar em seus projetos em uma busca mais real pela natureza. Além do conforto e do bem-estar, outro fator essencial nestes tempos, o sensorial, também é aguçado a partir de texturas, por exemplo. Outro motivo que colabora para um mundo sustentável é o menor impacto ambiental causado pela durabilidade deste tipo de material. Em seu projeto para a mostra, Michael usou o mármore dolomítico, cuja resistência técnica é um dos seus diferenciais. Pode ser usado em áreas como piso e bancadas de cozinha. O arquiteto ainda ressalta o cuidado com estes materiais, “eles exigem mais carinho”, e vão se transformando com o tempo.

Boas (e poucas) peças assinadas

Uma seleção cuidadosa de peças de design para a sua casa ou escritório deve apostar no conforto e na estética. Michael escolheu para o living do Loft Naturalle uma poltrona assinada pelo designer Guilherme Wentz, um dos mais importantes do país, criando antes um impacto visual. Outra peça imponente é o sofá da Natuzzi, inspirado nos seixos dos rios. A cadeira Olga, assinada por Henrique Schreiber, assim como a cadeira Emi, de Luan Del Salvio, são as queridinhas da mostra e têm grande importância no design nacional.

O tecnológico e o rústico

Os visitantes da CASACOR são impactados diretamente pelo quarto do Loft, espaço que Michael revestiu totalmente de madeira – de forma rústica. Por ali também se apresentam peças do mobiliário em couro, em tons monocromáticos, assim como a mesa de mármore apoiada em um tronco de madeira na cozinha. No banheiro, as velas criam um charme especial. Para complementar essa dualidade da tecnologia com a rusticidade, Michael automatizou não só o acionamento das luzes como também o acionamento dos armários.

Rouparia personalizada

Se os revestimentos naturais garantem o bem-estar sensorial que tanto desejamos, as roupas de cama vão ainda mais longe. Para Michael, a criação exclusiva das peças permite composições de tecidos, texturas e cores que só você terá em sua casa. “Os diferentes tipos de texturas, como couro, lona de caminhão, rendas e veludos, formaram uma mistura entre materiais mais densos com delicados.É uma cama que abraça”, destaca o arquiteto.


Ambientes multifuncionais

Ao pensar no Loft Naturalle, o arquiteto estabeleceu na cozinha um dos espaços multifuncionais do ambiente. A mesa de mármore tem sua função estendida para além das refeições. Reuniões entre amigos e familiares podem ceder lugar aos encontros profissionais virtuais – a iluminação, inclusive, pode ser ambientada para as lives, por exemplo. Na mesma cozinha, a estante ainda guarda uma curadoria de obras de arte e peças de arquivo pessoal.


Obras de arte e acervo pessoal 

O conforto e o bem-estar também podem vir da arte e seu inexplicável toque na alma. Michael aconselha que as obras de sua galeria sejam como uma forma de contar parte da história de quem vive na casa. O arquiteto também tem entre suas características de criação, a escolha de peças que fazem parte de suas vivências. Lado a lado, obras de artistas renomados repousam com artigos que fazem parte do seu acervo pessoal.

Iluminação aconchegante e indireta automatizada

Michael comenta que a automação de seu Loft é a mais simples – ao mesmo tempo sofisticada – possível. Para ele, o acesso deve ser facilitado. Para a suíte, por exemplo, ele criou uma faixa de iluminação que recorta o espaço ao meio. No teto de madeira do living, perfis de LED baby criam uma iluminação surpreendente,  acionada através de pontos ou por comando de voz.

Lareira

Instalada no centro do ambiente em nichos de mármore, a lareira ecológica é conectada à automação, proporcionando diferentes sensações para os usuários e, como o próprio nome aponta, reduzindo o desgaste da natureza. Neste projeto, ela faz parte do mobiliário como um apoio atrás do sofá.

Mobiliário solto confortável e durável

Todas as peças que estão no Loft Naturalle passaram por um criterioso processo de curadoria para valorizar os designers nacionais que trabalham com estética simples e arrojada. Escolha peças confortáveis, marcantes e, que ao mesmo tempo, informem claramente o conceito do ambiente. As cadeiras assinadas por Luan Del Sávio e Henrique Schreiber, respectivamente, tem um trabalho em madeira e são completamente ergonômicas e confortáveis traduzindo ao pé da letra o que é custo-benefício. Valorize o design nacional.


Texto: Cristiano Santos para Casa de la Gracia Comunica

Fotos: Fábio Jr. Severo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s