Reposição hormonal X queda capilar

Uma das causas mais comuns de queda de cabelo feminina são as alterações dos hormônios sexuais femininos. Variações de progesterona e estrógeno estão associadas a fases da vida da mulher com períodos de queda capilar muito marcantes. Coincidentemente, essas são fases em que a mulher está especialmente sensível a mudanças que ocorrem com seu corpo. Assim, a queda pode causar grande impacto físico e emocional, com prejuízos a sua autoestima e bem-estar. Essas fases são a adolescência, período pós-parto e menopausa.

A menarca, ou primeira menstruação, marca o fim da infância e o início da puberdade nas meninas. Esse período de amadurecimento do sistema reprodutor é acompanhado de irregularidades menstruais e desequilíbrios hormonais.

Esses desequilíbrios podem favorecer a queda temporária dos cabelos. O ajuste dos níveis hormonais ocorre com o tempo, mas a queda pode ser mantida ou até acentuada por outros fatores comuns dessa fase.

Em meninas predispostas, por exemplo, o aumento da produção de hormônios masculinos na puberdade pode deflagrar o início da calvície feminina. A queda também pode ser secundária à introdução de anticoncepcionais que ocorre com frequência na adolescência.

Outro período muito comum de se observar aumento da queda de cabelos é no pós-parto e durante a amamentação. A queda nesse período é normal e pode ser secundária a processos fisiológicos da gravidez, sendo geralmente temporária. Entretanto, é importante se lembrar que pode haver outros agravantes característicos dessa fase em casos de queda acentuada.

Por fim, a diminuição dos hormônios sexuais, dentre outras mudanças da menopausa também pode favorecer a queda dos cabelos.

E para conter e estabilizar a queda, a terapia capilar oferece protocolos específicos para esses momentos na vida da mulher. Muitas param com a reposição hormonal por conta do aumento significativo de queda capilar. E com a terapia capilar isso não é mais necessário, pois em algumas sessões conseguimos estabilizar a queda. Mas, para o sucesso de excelentes resultados é necessário uma avaliação responsável e assertiva é um profissional devidamente habilitado.

Procure seu terapeuta capilar.


Vitor Mattos

Terapeuta Capilar | Gbeauté

@vitormattosvm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s