QUEM AÍ TEM ANIMAL DE ESTIMAÇÃO EM CASA?

A relação de amor e carinho com os animais pode e deve ser ensinada desde cedo. Muitos casais, mesmo antes de ter filhos, têm um gato ou cachorro de estimação e preparam o animal para a chegada da criança.

Em outros casos, à medida que a criança cresce, ela pede um animalzinho para chamar de seu. E é nessa ocasião que é importante ensinar à criança que o animal não é um brinquedo.

As crianças, principalmente as que estão na primeira infância, ainda não têm clareza do que é um animal e do que é um brinquedo, justamente pelos desenhos e filmes que assistem. Por isso, nós pais temos que definir as regras para elas tratarem o animal.

Para evitar situações desagradáveis é importante que a criança não bata, não atire objetivos, não puxe o rabo, não monte no pet, nem se aproxime quando ele está comendo ou tente acordá-lo no susto. Também é imprescindível educar o animal, acostumando-o ao convívio com a criança.

Quando o animal chega depois da criança, é mais tranquilo que ele entenda que o bebê é um novo membro da família. Devemos socializar o filhote o mais cedo possível para esse convívio.

Mas, e no caso de o bebê chegar depois?

Aí você deve mostrar ao animal que um novo membro vai chegar. Deixe-o cheirar os objetos, as roupinhas, o berço, o quarto, o carrinho… Quando a criança nascer, ao chegar em casa da maternidade, mostre o bebê ao seu pet, deixe ele chegar perto, deixe cheirar, associe a presença da criança a algo agradável para o animalzinho, como um petisco, brincadeira ou agrado.

Nos primeiros tempos, supervisione essa aproximação do animal e seu filho. À medida que o tempo passar e o bebê crescer, deixe o animal ficar mais próximo, no tapete, na cadeirinha, durante as brincadeiras.

Assim, bebê e animal vão criar uma relação de amizade que vai durar para sempre e, muitas vezes, o animal vai ser o protetor do seu filho.


Dra. Marlana Aparecida Kusama

Pediatra | CRM 22750 | RQE 13338

📱 (47) 9 9202-1908 | 9 9225-9260

@dramarlanakusama

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s