DIU: Qual escolher?

Os DIUS (Dispositivos intrauterinos) são métodos contraceptivos de longa duração, que aliam segurança e praticidade, por isso, são cada vez mais procurados pela mulher moderna. Se você está pensando em colocar um DIU, mas está em dúvida sobre qual escolher, eu te ajudo! 

DIU HORMONAL  

Como o nome já diz, são dispositivos medicados com hormônio.  Com os nomes comerciais de Mirena e Kyleena, estes dispositivos contêm uma progesterona chamada levonorgestrel e possuem duração de 5 anos. Atuam diminuindo consideravelmente o fluxo e as cólicas no período menstrual (podendo ou não bloquear a ovulação), sendo utilizados no tratamento de mulheres com endometriose, adenomiose, miomas, cólicas e fluxo menstrual intenso, devolvendo a qualidade de vida para estas mulheres. São extremamente seguros, com taxa de falha de 0,2%.  

• DIU MIRENA (52mg de levonorgestrel): Indicado para mulheres que buscam/necessitam controle do fluxo menstrual e das cólicas (a maioria das suas usuárias fica sem menstruar após o primeiro ano de uso). 

• DIU KYLEENA (19,5mg de levonorgestrel, com dimensões menores que as do DIU Mirena): Indicado para mulheres jovens, sem filhos (que possuem um útero de menor tamanho) e que desejam controle do fluxo menstrual e cólicas. 

DIU NÃO HORMONAL 

São dispositivos isentos de hormônios, medicados com cobre, disponíveis em diferentes tamanhos e doses de cobre e com duração variável de 3 a 10 anos.  Seu potencial de contracepção é baseado no efeito irritativo do cobre, que bloqueia a ocorrência da fecundação. Pelo efeito irritativo é possível ocorrer um aumento do fluxo menstrual e das cólicas no período menstrual, portanto não costumamos indicá-lo para mulheres que já sofrem com isso. Mais recentemente, entrou no mercado o DIU de cobre com prata, este tem o objetivo de reduzir o efeito do cobre no aumento de fluxo e cólicas (mantendo a eficácia). Também muito seguros, possuem taxa de falha de 0,7%.  

São uma opção de contracepção para mulheres que desejam se livrar do hormônio sintético (evitando alguns efeitos indesejados do anticoncepcional como queda da libido, retenção líquida..) e para as que possuem contraindicação ao hormônio. 

FICOU INTERESSADA?! AGENDE UMA CONSULTA PARA A GENTE CONVERSAR MAIS!


Dra. Fabiana Zarske de Mello

CRM 19.493 | RQE 14.867

Ginecologia e Obstetrícia

Clínica Digest Care

Av. Coronel Marcos Konder, 1207 – Sala 60 | Embraed Centro Empresarial | Itajaí- SC

📱 (47) 3246-1500 | 9 9689-0035

@fabianazarske.gineco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s