Adegas residenciais

O novo espaço preferido das casas

Quando o conhecimento e gosto pelo vinho ficam presentes na rotina, harmonizar vinhos com as refeições torna-se um hobby. E como todo hobby exige lugar e acessórios específicos, onde armazenar todos esses itens? Com certeza ter um espaço especial para armazenar e ‘praticar’ seu hobby, faz toda a diferença. O desejo de todos os apreciadores de vinho é ter uma adega em casa. Para os amantes do vinho, isso sempre foi uma verdade, o vinho e seus acessórios projetam a personalidade de seu dono quando integrados à decoração da casa, mas, hoje, todos reconhecem a aura de refinamento, estilo e cultura que o tema vinho agrega aos mais diversos ambientes.

Para constituir uma boa adega, devemos ter em mente o tipo de consumidor de vinho, quantos e quais os tipos são consumidos por mês, que definirão um maior ou menor espaço utilizado. Uma adega não precisa ocupar um espaço grande. Prova disso são os modelos elétricos que fornecem a temperatura indicada para o armazenamento dos vinhos e são facilmente encaixados na decoração, se tornam uma excelente opção para quem não tem muitas garrafas, mas já adquiriu o suficiente para ter de armazená-las, muito conhecida e utilizada no meio dos apreciadores de vinho. Alguns lugares da residência também costumam ser funcionais. A parede da sala de jantar pode ser adaptada para armazenar os vinhos., espaços embaixo de escadas também são pouco utilizados e podem ser reaproveitados de maneira estratégica. Assim, além de bem cuidados, os vinhos farão parte da decoração. Aliás, uma adega bem projetada se torna uma peça de decoração em um ambiente, aquele espaço que morador faz questão de apresentar aos convidados. Existem, basicamente 3 tipos de adega: a adega passiva. – vale dizer que esse é o modelo de adega mais clássico e conhecido por todos – a adega Termoelétrica e a adega com compressor. Depois de analisar seu espaço e escolher o tipo ideal de adega, qualquer uma delas pode ser personalizada, é nessa hora que entra toda a criatividade e conhecimento.

Adega passiva: A primeira e mais clássica versão de adega é aquela que não usa nenhuma tecnologia avançada para manter os vinhos na temperatura ideal. Conta apenas com as leis da própria física para desempenhar sua função. Daí o nome “passiva”: nela, o ambiente já é construído para manter os vinhos protegidos, sem necessidade de “ligá-la” ou “desligá-la” para gerar um resfriamento ativo. O principal exemplo desse tipo de adega é a tradicional cave francesa. Trata-se de um quartinho escuro e frio, geralmente construído no subsolo.

Adega termoelétrica funciona por meio da troca de calor com o ambiente externo. O que acontece mais precisamente é que uma placa de cerâmica dentro da adega absorve o calor em seu interior e manda-o para fora.  Por meio desse método você consegue, sem utilização de grandes quantidades de eletricidade, manter a temperatura interna cerca de 10°C mais baixa do que a externa.

Adega com compressor é aquela mais semelhante ao funcionamento de uma geladeira, propriamente dita, no sentido em que são capazes de fazer seu trabalho a despeito do clima externo. São adegas hermeticamente fechadas e climatizadas, que buscam a temperatura desejada regulando o nível de intensidade de funcionamento do aparelho.

As adegas climatizadas móveis existem de vários tamanhos e tipos, elas também podem ser incorporadas dentro de uma adega passiva, por exemplo.

Por fim, duas dicas que fazem melhores experiências. O uso de bons acessórios como um saca-rolhas e os tipos de taças para os principais vinhos da adega, e um bom mix de vinhos para começar a explorar as características de cada um, até eleger seus favoritos.


Maraú Design Studio

Linda Martins e Cris Araújo

📱 (47) 9 8897-2315

www.maraudesign.com.br

@maraudesign

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s