SERÁ QUE CROSSFIT LESIONA?

Fala, galera! Tudo bem? Hoje nosso assunto é bem polemico, e tem muitas opiniões divididas quando o assunto é o CROSSFIT.

Vamos lá, eu Rodrigo Bender irei dar minha opinião e o que eu falo com meus alunos quando o assunto é crossfit ou até mesmo qualquer outra atividade, exercício ou movimento DIFERENTE que vimos nas salas de musculação, redes sócias e dia-dia. Todo e qualquer EXERCÍCIO, MOVIMENTO, TREINO, MODALIDADE que seja visto ou ROTULADO como causador de lesões, temos que entender se é o TREINO que é INADEQUADO ou a PESSOA que não tem condições de realizar o mesmo!!! Entenda que NÃO EXISTE EXERCICIO QUE FAÇA MAL OU LESIONE QUANDO É EXECUTADO DE FORMA CORRETA, e sim ALUNOS pessoas que não tem condições de realizá-lo.

Deixando isso bem esclarecido vamos pegar um estudo realizado pelo (The Journal of strength & conditioning research ) onde mostra que o squash, judô, vôlei, futebol, corrida, skate, basquete e tênis, tem maior índice de lesões quando comparado com o crossfit.

Então o que acontece com toda essa galera que começa a treinar e se lesiona? Exatamente o que falei acima, pessoas que não tem condições físicas, motoras, funcionais de realizar esses treinos mais intensos e específicos acabam se machucando! Geralmente a grande maioria dessas pessoas que começam a fazer esse tipo de treino mais intenso pensando na estética, condicionamento rápido NUNCA treinaram, simplesmente acordaram de um dia para o outro e se matriculam em box de crossfit, treinamento funcional, começam a fazer treinos mais fortes e intensos vistos nas redes sociais sendo que sua rotina diária por muitos anos seja acordar, trabalhar, chegar em casa ficar no sofá, família, e dormir, sem ter qualquer atividade e ou exercício que faça dele mais ativo.

Com todo esse despreparo físico começa a fazer um treino mais intenso e aí sim acaba se machucando, claro que as vezes pode ser um incidente que pode levar as lesões, mas a grande maioria dos praticantes iniciais dessas modalidades de treino mais intensos acabam se machucando por despreparo.

Se você gosta desse tipo de modalidade converse bem com seu treinador antes de iniciar, fale do seu dia, explique sua função no trabalho (sentado, em pé, dirigindo, caminhando) tudo isso ajuda ao treinador na hora de montar seu treino e cada vez mais reduzir os riscos de você se lecionar. Pratique a modalidade que você mais gosta indiferente da intensidade, apenas se prepare para ela, não queira começar algo que você nunca fez sem ter sido orientado por seu treinador, passado por alguns exames médicos para saber se você está apto para realizá-lo

Espero ter ajudado, grande abraço.


Rodrigo Bender

Pernsonal Trainer

Especialista em Retreinamento de Lesões, da Reabilitação e Performance

@rodrigo.benderpersonal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s