Transtornos alimentares e nutrição

Os transtornos alimentares atualmente veem crescendo e afetam principalmente adultas jovens, sendo a Anorexia e a Bulimia Nervosa as duas formas principais. 

Os padrões de beleza impostos pela mídia e o medo de engordar faz com que cada vez mais pessoas busquem controlar o peso, por meio de dietas milagrosas e altamente restritivas, exercícios físicos exagerados, drogas anorexígenas, laxantes e diuréticos, na busca excessiva pelo corpo desejado. 

A anorexia nervosa e a bulimia nervosa são transtornos alimentares caracterizados por um padrão de comportamento alimentar gravemente perturbado, um controle patológico do peso corporal e por distúrbios da percepção da imagem corporal. 

Na anorexia há uma perda de peso intencional (rígida), mesmo já estando abaixo do peso, com períodos intensos de jejum, enquanto na bulimia ocorre episódios de compulsão alimentar, acompanhado de comportamentos compensatórios, como vômitos forçados e uso abusivo de laxantes, o paciente muitas tem aparência saudável e as vezes até apresentam sobrepeso. 

O profissional nutricionista que trabalha com esses transtornos possui amplo conhecimento da ciência da nutrição, habilidade no aconselhamento educacional e comportamental e uma atitude empática e de não julgamento. Segundo a nutricionista Aline C. Torquato Schmitt, os pacientes procuram um profissional que entenda seus medos sobre alimentação e peso, que trabalhe em um passo que eles possam alcançar; que faça comentários sensíveis, seja paciente, cuidadoso e que não julgue, que seja otimista e esperançoso sobre a recuperação e trabalhe com eles mais de modo colaborativo do que controlador.


Aline Cristina Torquato Schmitt

Nutricionista Pós-Graduada em Comportamento Alimentar
@nutrilavieclinica
📱(47) 9 9225-4142

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s