Por que a região íntima escurece?

É possível tratar o escurecimento da região íntima?

O escurecimento de virilha e vulva é uma queixa comum na consulta ginecológica.  Muitas mulheres têm vergonha da região por esse motivo, atrapalhando sua autoestima e até mesmo sua vida sexual. 

Mas por que isso acontece? Tem como evitar? 

Existem inúmeros motivos que podem estar relacionados com esta alteração como: característica pessoal/racial, hormônios (gestação, uso de anticoncepcional), infecções de repetição (candidíase, herpes), dermatite de contato, prurido (coceira) crônico, atrito na depilação com lâmina ou cera; alterações metabólicas (diabetes mellitus e resistência insulínica).  

A alteração no metabolismo da glicose que pode escurecer esta região, axilas e pescoço chama-se acantose nigricans. É uma manifestação clínica da resistência insulínica. O aumento dos seus níveis de insulina está relacionado com doença como obesidade, diabetes, pré-diabetes e síndrome dos ovários policísticos. Neste caso, o controle da doença é essencial para o controle e evitar o retorno das manchas escuras.  

A relação entre todas as outras causas que citei é a reação inflamatória que ativa os melanócitos a liberarem melanina e escurecem a pele. Portanto, hábitos comuns como uso de absorvente, atrito com calça, depilação fazem piorar este escurecimento ao longo do tempo.  

Logo, antes de iniciar qualquer tratamento, é necessário mudar esses hábitos, mudar o método de depilação. Sempre recomendo a depilação a laser antes de iniciar o tratamento. Além disso, controle de alterações metabólicas e infecções de repetição. 

O tratamento envolve alguns pilares – hidratação local, uso de medicamento clareadores e antioxidantes por via oral, peeling, creme domiciliar. Algumas tecnologias como microagulhamento e laser em alguns casos selecionados.  

A escolha do tratamento vai depender da profundidade da mancha e do tipo de pele da paciente. Essa escolha é crucial para um bom resultado.  

Este tipo de tratamento é longo e requer disciplina. E lembre-se, essa região já é um pouco mais escura naturalmente, então, milagre não existe. Mas melhorar a tonalidade e deixar a região com um tom mais homogêneo é possível!


Natália Roberta Andrade Dalla Costa

Ginecologia | CRM/SC 18370 | RQE: 13342

• Atendimento em Ginecologia e Estética íntima na Clincare 

Avenida Joca Brandão, 265. Centro, Itajaí.  📱 (47) 97530185

• Atendimento em Estética Íntima na Lipolaser 

Rua 600, 349. Centro Balneário Camboriú 📱 (47) 91643811

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s