2º ENCONTRO FLAMENCO EM JOINVILLE CONSOLIDA  O EVENTO COMO O MAIOR  DE SC 

Edição aconteceu de forma híbrida com uma ampla programação. 

No último domingo (10), aconteceu presencialmente na “Casa do Capitão”, em Joinville (SC), das 10h às 22h, e também online, através do instagram oficial do evento, a segunda edição do “Encontro Flamenco Joinville”.  Integrado à programação do 38º Festival de Dança de Joinville, através de uma ação chamada “Festival Conecta”, o objetivo do evento foi alcançado,  oferecendo conhecimento técnico da cultura flamenca através da vivência de diversas atividades como oficinas, feira cultural e apresentações de dança e música flamenca, além de um vibrante e delicioso jantar temático, que contou com buffet de pratos típicos da culinária espanhola, sorteio de brindes e shows de artistas convidados em tablao. 

Idealizado pela técnica em dança e bailarina Erika de Moura, O 1º Encontro Flamenco em Joinville, foi realizado nos dias 20 e 21 de junho de 2019, foi a primeira vez que a “Capital Nacional da Dança” recebeu uma intensa programação didático-cultural voltada exclusivamente para a arte flamenca. Desde 2014 Erika participa de festivais, eventos, cursos e oficinas com profissionais da dança flamenca de grande experiência nacional e internacional. Atualmente é bailarina de flamenco com atuação em Joinville e em Curitiba (PR), além de dirigir a Baillarte Produções Culturais. 

A Casa do Capitão se transformou em um bairro da Espanha, um local à parte na maior cidade catarinense, com uma programação que começou logo cedo no domingo, com cursos coordenados pela diretora técnica do evento Carmen Romero, que é maestra e bailarina, proprietária e diretora do grupo Carmen Romero Dança Flamenca, com 28 anos de fundação em Curitiba. Entre esses cursos oferecidos para comunidade: percepção rítmica flamenca para iniciantes,  dança flamenca para iniciantes, técnica de castanholas, técnica de abanico (leque), cajón flamenco (instrumento de percussão) e mostra livre de Dança Flamenca. Também à disposição dos visitantes, logo na entrada do evento, um espaço para exposição e comércio de produtos de moda e instrumentos flamencos com  marcas nacionais, além de brechó com peças usadas.  

Um dos pontos altos do dia, foi o desfile de moda flamenca, com a marca curitibana “Lunares Flamenco”, esse foi o primeiro desfile da marca no Brasil.  Foi o momento de conferir as últimas tendências da moda flamenca, dessa marca que é conhecida e apreciada internacionalmente.  

Para encerrar o evento, que com certeza consolida o encontro, como um dos maiores do Brasil e o maior de santa Catarina, foi oferecido uma paella para os convidados presentes. Quem prestigiou a noite, viu o melhor da cultura flamenca, apresentações primorosas com dança e música flamenca ao vivo no formato “tablao”, tendo como convidados: Carol Ferrari, Rodrigo Campos, Alê Palma, Ana Medeiros, “La Negra”, que também foi anunciada como a professora convidada da edição de 2022 e o multi-instrumentista  Ozir Padilha. Com certeza uma noite para ficar na história da cultura joinvilense. 

A edição de 2022, já está sendo preparada, e segunda a idealizadora do encontro Erika de Moura, a ideia é sempre evoluir, trazendo para Joinville, o que se tem de melhor na arte e na cultura flamenca. 

Crédito fotos: Cleiton Rodrigues

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s