Comer intuitivo

Qual o conceito desta alimentação e como funciona?

O conceito de Comer intuitivo é resgatar a integração entre corpo e mente, é ouvir e responder os sinais do corpo, a fim de atender suas necessidades físicas e psicológicas. 

Esse tipo de alimentação tem ajudado pessoas a se relacionarem melhor com a comida. Comedores intuitivos seguem seus sinais internos de fome, saciedade e satisfação. Isso tudo sem proibições, sem julgamentos e sem culpa. 

Para compreender como funciona esta prática, vou citar aqui os três principais pilares do comer intuitivo;

1º Permissão incondicional para comer, não significa comer tudo e a todo momento. Mas, sim, libertar-se do pensamento de “alimento permitido e alimento proibido”. Assim, conseguimos ter uma percepção melhor do que realmente precisamos naquele momento.

2º Comer para atender as necessidades fisiológicas e não emocionais; precisamos assumir nossas emoções para que elas não virem comida. Comer por razões emocionais pode te ajudar no momento, mas pode se tornar um novo problema se isso virar um hábito.

3º Seguir os sinais internos de fome e saciedade; se atendermos o sinal de fome quando ele surgir, dificilmente vamos ter um descontrole sobre o que e quanto comer. No entanto, em um momento de fome extrema, podemos comer além do necessário para nossa saciedade.

Os principais princípios do comer intuitivo são: honrar a fome, respeitar seu corpo, exercitar o autoconhecimento, diferenciar fome física de fome emocional e buscar a saciedade com plenitude.

Tenha uma nutrição gentil e seja leve!


Aline Cristina Torquato Schmitt
Nutricionista Pós-Graduada em Comportamento Alimentar
@nutrilavieclinica
📱(47) 9 9225-4142

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s