Arquiteta dá dicas para usar o rosa na decoração

Natália Xavier lembra a importância dos cuidados com o corpo, mas sem deixar a alegria do lar de lado

O mês de outubro, tradicionalmente é lembrado por campanhas de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A luta começou em 1997, nos EUA, com uma corrida pela cura que contou com 5 mil pessoas, além do lançamento do laço cor de rosa pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. A doença atingiu mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo todo só no ano passado, mas, possui altas chances de cura quando descoberto precocemente.

Em homenagem à causa, monumentos e edifícios são iluminados com a cor rosa, no Brasil e pelo mundo, lembrando a importância sobre o tema. Na decoração a cor costuma ser lembrada, geralmente, como opção para o quarto de bebês meninas, mas o rosa vai muito além dos gêneros e pode ser explorado em diversas áreas do imóvel.

A Arquiteta Natália Xavier, que comanda o escritório NX Arquitetura & Design, em Balneário Camboriú, lembra que, embora em outubro as campanhas de conscientização contra a doença estejam em pauta, essa é uma luta e um cuidado de todos os dias. “O autoexame é fundamental, assim como as visitas regulares ao médico. A palavra é prevenção, e o foco é no diagnóstico precoce. Isso deve fazer parte da rotina de nós mulheres, independente de idade, ou estilo de vida”, pontuou.

Aproveitando a cor do mês e pensando em trazer mais leveza e alegria para dentro dos lares, a Arquiteta selecionou algumas ideias para empregar o rosa na decoração, sem carregar os ambientes, mas explorando suas paletas em diferentes possibilidades.

Decoração com rosa!

A cor tem uma delicadeza natural e é ideal para quem quer trazer um ar de modernidade para o ambiente. Quando combinada com as cores certas, dá pra fugir da atmosfera romântica e criar um espaço que transmita sofisticação e luxo. O verde, por exemplo, é uma cor forte, que combina bastante com uma paleta rosa.

– Você pode apostar num sofá em tom rosa, com uma bela manta por cima, explorando almofadas em tons variados, por exemplo, disse.

Outra dica é apostar as flores em tons de rosa, com arranjos naturais, que contemplem as flores da estação.

Onde usar?

O rosa pode ser utilizado em todos os ambientes, desde a sala, o quarto e até o banheiro. Se você vai construir ou reformar, a dica é utilizar a cor em uma das paredes de algum ambiente, como o quarto, ou a sala, mas também dá pra produzir um banheiro lindo utilizando rosa.  A dica aqui é escolher um pastilhamento neste tom, ou um móvel pequeno.  “Esta cor pode transformar o visual de um ambiente mesmo quando é usado apenas em detalhes. E isso independe dos tons de rosa utilizados, que podem ser bem clarinhos e delicados, alegres e vivos ou ainda mais fechados”, explicou Natália.

Ainda dá pra usar o rosa nos detalhes, como tapetes, cortinas, vasos e outros objetos decorativos e claro, nos móveis, poltronas, ou puffs. “Têm muita opção no mercado e a dica é usar a criatividade”, acrescenta.

Para Natália Xavier o rosa utilizado na decoração, tem uma energia suave e tranquilizadora que acalma e traz beleza e sofisticação os ambientes. A dica é variar os tons, trazendo uma atmosfera mais clássica, ou mais descontraída, conforme o gosto do morador.
Fotos: divulgação
Fotos Natália por Camila Carniel

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s