Casamento: vestidos de noiva em tempos de pandemia

Com o ritmo acelerado das redes sociais em período de pandemia, estilistas investem no feito à mão e indicam 5 tendências para brilhar no casamento on e off-line.

A pandemia de Covid-19 paralisou, especialmente no ano passado e nos primeiros meses de 2021, o sonho de muitas noivas, que foram obrigadas a adiar grandes cerimônias, ou que optaram por encontros mais intimistas face às restrições. Por outro lado, o momento difícil atravessado pelo setor de casamentos também trouxe um comportamento mais evidente. Com o ritmo acelerado das redes sociais, o investimento no visual se tornou ainda mais importante.

As renomadas estilistas Karen e Xu Tognato, da Atelieria – que chamaram a atenção com seus modelos exclusivos repletos de pedrarias e bordados luxuosos no PFW 2020 (Paris Fashion Week) – apostam em originalidade para as noivas ficarem deslumbrantes na cerimônia e nas fotos.

“Independentemente do tamanho das festas a partir de agora, a tendência da socialização pelas mídias digitais deve se manter em alta. Por isso, percebemos que, após um período complicado, as noivas desejam cada vez mais investir em uma peça com personalidade e, além disso, que se adapte perfeitamente ao seu tipo de corpo. Muito mais do que uma cerimônia, agora, elas querem destaque no mundo real e também no virtual”, explica a designer de moda Xu Tognato, da Atelieria, diante da retomada acelerada na procura pelos vestidos personalizados e feitos à mão.

“Para a noiva, é mais do que um vestido. Faz parte de um sonho que está sendo realizado. Sempre foi um investimento considerado o mais importante na hora de planejar o casamento e, agora, diante ao avanço das redes sociais, o visual da noiva ganhou mais notoriedade.  Dessa forma, não abrimos mão de reforçar a nossa identidade com peças repletas de bordados e aplicações manuais”, complementa a estilista da Atelieria Karen Tognato, também internacionalmente conhecida por ser fundadora da icônica marca Carmelitas, que ganhou as passarelas da moda no início dos anos 2000 no Brasil e em outros países como Inglaterra, França e Estados Unidos. Carmelitas foi posteriormente vendida ao Grupo AMC Têxtil.

Para quem não abre mão da exclusividade, as estilistas Xu e Karen Tognato apontam cinco tendências de vestidos de noivas diante ao avanço das mídias digitais. Confira:

  1. Minimalismo sofisticado
    Conhecidos como “minimalistas”, esse estilo de vestido, para se tornar exclusivo aos olhares das mídias, precisa ser perfeito em detalhes, segundo as especialistas de moda da Atelieria. “O acabamento e a modelagem devem ser executados com maestria, em tecidos sofisticados, para garantir um caimento perfeito. Uma opção é apostar em vestidos leves, em tecidos naturais como: linho, seda ou algodão orgânico, com decotes, fendas ou transparências, e detalhes sutis em bordados” explica Xu Tognato. Segundo ela, a combinação com joias e acessórios elegantes também fazem a diferença.
  1. A autenticidade das cores 
    Além do clássico vestido off white, as estilistas da Atelieria Xu e Karen incluíram em suas criações cores diversas em forros e detalhes como: nude, azul, rosê e verde, que conferem aos vestidos efeitos diferenciados e exclusivos. Pérolas, cristais, joias, miçangas, vidrilhos e bordados coloridos também são exemplos que destacam o brilho e a elegância e entram nas criações de forma sutil e original. “Trabalhamos com composições exclusivas, por isso, em relação às cores, tudo depende da preferência de cada noiva, das crenças, do perfil ou do tom da pele. O mais importante é que elas se sintam lindas na cerimônia e nas lembranças fotográficas. Cores delicadas associadas ao off white, por exemplo, geram um efeito belíssimo no resultado final”, explica Karen Tognato.
  1. Versatilidade
    Dentro de um momento de incertezas, por conta da pandemia, em que adiamentos de cerimônias podem ser uma realidade, ou ainda, diante a possíveis mudanças de temperatura, optar pelos vestidos atemporais e versáteis é uma das indicações das estilistas da Atelieria. “Vestidos fluidos em tecidos leves e sofisticados com excelente caimento e modelagem são bases para essas composições. O diferencial do feito à mão está na capacidade de transformar a peça para qualquer ocasião mantendo a perfeição do conjunto. O objetivo é valorizar a singularidade e a beleza de cada noiva, e criar pontos de destaque em cada vestido, que expressem a sua personalidade”, conta a designer de moda Xu Tognato. 
  1. Bordados
    Bordados florais, geométricos ou em pedrarias nobres como: cristais, miçangas, vidrilhos, canutilhos e até joias produzidas em colaborações com joalheiros são destaques na composição dos vestidos da Atelieria e fazem sucesso no universo das noivas. “Os bordados, sutis ou marcantes, valorizam e conferem originalidade às peças. O caimento perfeito é resultado da seleção de tecidos e materiais que são utilizados e aplicados manualmente. Por este motivo, um vestido que parece ser simples é, na verdade, uma obra de arte.”, conta Xu Tognato. Os materiais de bordados da Atelieria, por exemplo, são minunciosamente selecionados, a maioria importada da França e da República Tcheca, pela qualidade e brilho.
  1. Armados e texturas
    Ainda o sonho de muitas mulheres, os vestidos “princesa” também devem entrar na lista dos mais pedidos em 2022. As designers da Atelieria apostam em peças exclusivas e explicam que, além da utilização de camadas, a aplicação de forro trabalhado em cores, como o nude, são uma opção original para causar um efeito delicado e elegante. “A combinação de bordados, texturas e camadas perfeitamente aplicadas e distribuídas ao longo do vestido, resulta em uma peça clássica e atemporal”, comenta a estilista Karen Tognato. 

Sobre a Atelieria

Fundada em 2007, a grife Atelieria, com sede em Itajaí, SC, é especializada em vestidos de noiva feitos à mão que se tornaram objetos de desejo em todo o Brasil e no exterior. As criações chamam atenção pela autenticidade e romantismo, além da combinação de desenhos, cores, texturas, tecidos e bordados de alto padrão. O luxo e a exclusividade são concebidos pelas irmãs e estilistas Xu e Karen Tognato, ambas formadas em moda e com inúmeras experiências internacionais. Xu Tognato, idealizadora da Atelieria, começou a carreira muito jovem. Em 2019, quando residiu em Portugal, elevou a visibilidade da marca na Europa, atendendo clientes em diferentes países, e garantiu a presença da Atelieria no Paris Fashion Week em 2020. Já Karen Tognato trouxe seu talento e experiência de mais de 20 anos dedicados à moda para a Atelieria.  Tornou-se referência no mundo da moda pela fundação da marca Carmelitas, no início dos anos 2000, e participação em importantes eventos no Rio de Janeiro, São Paulo, Nova Iorque, Londres e Tóquio. Juntas as irmãs são as responsáveis pela criação dos vestidos de noiva, festa e peças prêt-à-porter da marca.

Mais informações: https://www.atelieria.com.br
Créditos: Cleopatra Carrere

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s