Na lupa de minhas amarras

Na análise de minhas amarras em meu processo psicoterapêutico percebi o quanto deixei de falar sobre meus medos, raivas e demais emoções. O sentimento era de incapacidade e exclusão. Desejava muito ter um relacionamento amoroso, mas era tão encaramujada que nenhum rapaz me enxergava.

Finalmente consegui quebrar minhas travas, hoje me sinto integrada e confiante. O medo de me ferir induziu-me a contemplar a vida através dos vidros das ventanas. O sucesso do outro já não me diminui entendo que, também posso conquistar o que desejo, portanto isto é libertador.

Este depoimento é de uma portadora de Transtorno de Ansiedade Social, (TAS) também denominado de Fobia Social. O Fóbico Social é caracterizado pelo medo excessivo e recorrente, diante de situações sociais ou de desempenho. Ele teme ser julgado como: inadequado. Apresenta sintomas somáticos tais como: taquicardia, tremor na voz ou mão, ruborização, sudorese, tensão muscular, mal-estar gástrico, náuseas, boca seca, cefaleias, dificuldade para respirar e dor no peito. O elevado grau de ansiedade e suas crenças negativas limitam sua vida, levando-o ao isolamento, desencadeando muito sofrimento.

É no processo psicoterapêutico que o indivíduo irá desconstruir suas crenças negativas, reduzindo sua ansiedade e reconstruindo-se como um ser capaz de conquistar suas metas.

Ressalto, atrás de um comportamento estranho possivelmente haverá um indivíduo atormentado. É no diálogo e no acolhimento, que poderemos ajudá-lo na libertação de seus medos.


Claudete de Morais

CRP 12/01167

Doutoranda em Psicologia Clínica

www.claudetedemorais.com.br

📱 (47) 9 9274-6439

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s