Quem tem bebezinho em casa não vê a hora dele falar as primeiras palavrinhas, formas as primeiras frases. Ôôôh fase gostosa né famílias?!
Eu lembro bem da Isa e do Cauã bebês. Claro que eu queria que falassem “mamã” né. Lembro que fazíamos apostas para ver qual seria a primeira palavra deles. No consultório muitos casais me perguntam como podem ajudar seu bebê a desenvolver a fala. Sempre oriento a estimular a criança a falar!
Mas como fazer isso?
Para ajudar vocês, eu listei algumas dicas.
1) Converse enquanto brinca com o bebê: conversar e narrar as tarefas do dia a dia enquanto brinca com seu filho faz com que o foco seja treinado, além de estimular o desejo por repetir as palavras, já que a criança vai querer responder o que é dito. Na verdade, ela já responde, na língua dela, é claro.
2) Estimule a criança a dizer o nome do que quer: sempre que ela quiser um brinquedo ou objeto e apontar para tê-lo, repita corretamente o nome do que é solicitado. Isso ajuda o bebê a entender a forma de pronunciar as palavras.
3) Escolha brinquedos que emitam sons: sons de animais ou da natureza, pode ajudar o bebê a diferenciar o que é um som de uma pessoa, de um ambiente e o de uma palavra por exemplo, além de estimular as cordas vocais, pois o bebê tentará imitar os sons que ouve.
4) Leia para o bebê: a leitura, quando feita com as palavras pronunciadas corretamente e de forma interativa, dando vozes e expressões faciais aos personagens, é capaz enriquecer o vocabulário das crianças, despertar a atenção e curiosidade, além de trabalhar o reconhecimento das emoções.
5) Estimular a criança a estar com outras crianças: brincar e conviver com outras crianças da mesma idade e também mais velhas auxilia no estímulo da fala pela necessidade de se comunicar, além de trabalhar o desenvolvimento da empatia, pois nestes momentos os brinquedos e a atenção dos mais velhos serão divididas.
6)Cante para o bebê: a voz da mamãe, do papai e de familiares mais próximos, é o primeiro som que o bebê é capaz de reconhecer, e fazer com que a criança tenha a possibilidade de ouvir novas palavras em diferentes tons, nas vozes que já conhece, ajuda ela a assimilar mais facilmente o que é dito.
Pediatra | CRM 22750 | RQE 13338
Espaço K
Avenida do Estado, 68 – Ariribá | Balneário Camboriú – SC
📱 (47) 9 9202-1908 | 9 9225-9260
@dramarlanakusama