
A gestação é um momento muito desejado e esperado para quem sonha em ser mãe, mas é preciso ter maior cuidado com a alimentação durante esta fase da vida.
Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental não só para o bem-estar materno, mas também para o desenvolvimento saudável do bebê. Pensando nisso separei os principais nutrientes que não podem ficar de fora da dieta da gestante.
Carboidratos integrais (arroz integral, batata doce, inhame, mandioca, quinoa etc.) são ricos em fibras, mantem os níveis de glicose e insulina adequados e promovem saciedade prolongada.
Proteínas de alto valor biológico que estão presentes nos alimentos de origem animal (carnes vermelhas, peixes, frango, ovo, leite e derivados), são ricas em ferro M (forma ativa, pronta para ser absorvida) e complexo B, essenciais para a formação do bebê e para a saúde da mãe, evitando danos como: queda de cabelo, fadiga, anemias e depressão pós-parto.
As frutas e verduras não podem faltar, pelo menos três porções ao dia, pois são excelentes fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, as leguminosas devem aparecer pelo menos duas vezes por semana (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico) são fontes de proteína de origem vegetal.
Alimentos a serem evitados são, os carboidratos simples de alto índice glicêmico, produtos industrializados, ricos em sódio, gorduras, açúcares e pobre em nutrientes, minimizando o risco de complicações como hipertensão, diabetes gestacional e obesidade.
Por fim, higienizar todas as frutas e verduras antes de ingerir, bem como evitar bebidas alcoólicas e que contenham cafeína (chás verdes, branco, preto, mate, café em excesso) e alimentos crus, em especial carnes e peixes, para evitar que a mãe se contamine com doenças que possam ocasionar danos à saúde da mãe e do bebê.
Ter uma alimentação saudável durante a gestação é um gesto de amor!
Aline Cristina Torquato Schmitt
Nutricionista Pós-Graduada em Comportamento Alimentar
@nutrilavieclinica
📱 (47) 9 9225-4142