Plenitude existe?

Inúmeras pessoas chegam no setting terapêutico dizendo:  não gosto da minha personalidade e da minha vida por saber que não tenho a capacidade de ser pleno, como tantas outras pessoas que vejo por aí.

Será que a etimologia da palavra “plenitude” se refere ao fato de ser completo, cheio e perfeito? Sim, essa é a ETIMOLOGIA da palavra.

Se nos basearmos pela natureza etimológica, podemos verificar que quando a iluminação da lua é completa em sua totalidade, ficando cheia, isto é, “plena de luz”, ela alcança a sua PERFEIÇÃO.

Sendo assim, lá vai à pergunta: “Você alcança a PERFEIÇÃO?

Será que estamos confundindo bem-estar com plenitude?

Sentir satisfação, gozo, mansidão, paz e equilíbrio, são estados de bem-estar, que aliás, leva-nos a qualidade de vida. No entanto, isto não é ser perfeito, cheio e COMPLETO.

Esse estado de “plenitude”, que você tanto almeja, não existe. Não confunda bem-estar com plenitude. NUNCA SEREMOS PERFEITOS E COMPLETOS. Então, caro colega essas pessoas que você se compara, não são reais…

Vamos a outro exemplo: o universo é COMPLETO E PLENO… Constitui-se de uma diversidade MÁXIMA DE FORMAS. O nosso potencial máximo, não está ligado às formas, mas ao desenvolvimento e amadurecimento. O que pode acontecer conosco, além da maturidade e do desenvolvimento é o estado de espiritualidade, que, aliás, contribui no fortalecimento da saúde física, mental e social, ou seja, novamente estou falando de BEM-ESTAR, CONSTRUÇÃO E TRANSFORMAÇÃO e NÃO de plenitude. Caro colega, não se deixe enganar por teorias implausíveis.  Afinal, ESTAMOS em constante busca e transformação, além é claro, de SERMOS agonistas por nossa própria natureza.


Sue-Ellen Berger

CRP 12/16759

Psicóloga Clínica

Neuropsicóloga

📱 (47) 9 9756-4011

Neuroclin

Rua Umbelino Damásio de Brito, 126 – Centro | Itajaí -SC

@neuroclin.sc

@sue_ellen_berger

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s