
Os casos de miopia infantil aumentaram durante a pandemia. Não há nenhuma relação direta com a doença, e sim com o tempo de exposição às telas digitais e diminuição de atividades ao ar livre. Além das complicações associadas à doença, o crescimento dos casos de miopia vem preocupando especialistas.
Mas o que é miopia?
Miopia é um erro refrativo no globo ocular que faz com que a imagem se forme antes de chegar na retina, tornando-a desfocada quando vista de longe. Do contrário, quando o objeto está próximo, fica nítido. De forma simples, quem é míope tem dificuldade em enxergar de longe.
Além desse impedimento, existem outros sintomas: dores de cabeça, fadiga ocular e semicerrar os olhos para ver melhor.
Felizmente, o problema pode ser notado desde a infância, quando na escola a criança tem dificuldade em ler o quadro, mas não os livros – porque são lidos de perto.
Qual a causa principal?
São várias as causas da miopia, mas o fato de o acesso contínuo às telas de celulares, computadores e tablets estar desencadeando a doença é preocupante. E a conclusão dos pesquisadores é que o confinamento domiciliar pode ser apontado como responsável por essa mudança.
Como prevenir?
Deve-se limitar o tempo em frente às telas e fazer pausas regularmente, além de aumentar as atividades ao ar livre. Check-ups de rotina também são de extrema importância. Por isso não deixe de agendar uma visita para seus pequenos no HOSC.
HOSC – Hospital de Olhos de Santa Catarina
📱 (47) 3367-0077
Av. do Estado, 1970 | Balneário Camboriú – SC
@hoscmed