Rompendo o casulo dos meus medos

om os olhos arregalados e voz tremula, Laura relatou: “Eu estava em minha casa, quando duas mariposas invadiram o ambiente e vinham em minha direção. Apavorada comecei a gritar e paralisei, minha mãe me socorreu”. Laura (nome simbólico) sofria de fobia de borboletas ou mariposas, conhecido cientificamente como Motefobia.

A fobia é um transtorno de ansiedade, caracterizado por um medo específico, exagerado e irracional, que pode paralisar quando exposto as situações que causam fobia. É comum apresentarem os seguintes sintomas: taquicardia, tontura, sensação de irrealidade e até ataques de pânico é altamente limitadora, pois afeta as interações sócias. 

Para vencer sua fobia e ter melhor qualidade de vida, Laura buscou o processo psicoterapêutico, no qual se utilizou a abordagem EMDR, que efetua a dessensibilização e o reprocessamento de memórias traumáticas, por meio da estimulação bilateral dos hemisférios cerebrais, através dos movimentos oculares ou da ativação tátil.

Feliz por superar o medo de mariposas e outras limitações, Laura comentou: “só agora eu entendi o porquê estas borboletas me assustavam tanto, elas tiveram a coragem de sair dos seus casulos e arvorar o seu voo. Quantos anos eu permaneci em meu casulo, sem coragem de rompê-lo, compreendi que o Medo me encarcerava, ao vencê-lo passei por uma metamorfose e consegui alçar o voo da liberdade, em busca da realização dos meus sonhos.”

Questiono, quantas Laura existem prisioneiras de seus medos? Portanto, não dê asas aos seus medos e sim, aos seus sonhos. 


Claudete de Morais

CRP 12/01167

Doutoranda em Psicologia Clínica

www.claudetedemorais.com.br

📱 (47) 9 9274-6439

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s