Meu filho não está falando, e agora?

FOTO: @MARCIOJRPH


Durante a pandemia, tornou-se muito mais comum a queixa vinda dos pais onde o(a) filho(a) não fala ou fala muito pouco para a idade que apresenta. 

Diversos são os fatores que contribuem para o atraso no desenvolvimento da linguagem das crianças, como: o uso excessivo de telas (TVs, tablets e celulares), ausência de interação com outras crianças, pouca interação e estímulo por parte das pessoas do seu convívio e excesso de brinquedos – onde a criança não consegue desenvolver um brincar de qualidade.

Quando parece que há algum atraso na linguagem, não devemos ficar desesperados, pois cada criança tem o seu tempo, onde os marcos de desenvolvimento podem apresentar variações que nem sempre indicam um problema.

No geral, alguns marcos podem ser esperados para saber se tudo está indo bem. Dos 0 aos 6 meses: a criança se comunica através de choros diferenciados. Aos 3 meses: inicia-se o balbucio e é nesta fase que começamos a ouvir as primeiras consoantes ‘’p/b/k/g’’. Aos 9 meses: começa a imitar os sons e formar sílabas.  Nos 12 meses: começa a dizer as primeiras palavras e aí começam a surgir o ‘’mama’, ‘’papa’’ ou ‘’dadá’’.  Aos 18 meses: poderá ter de 30 a 40 palavras. Em 24 meses: tem um vocabulário de cerca de 150 palavras usando combinação de duas ou três palavras na frase.  Aos 30 meses: usa habitualmente uma linguagem telegráfica ‘’papá não’’, ‘’mamã vai papá’’.  Nos 36 meses: inicia o uso de artigos, plurais, preposições e verbos auxiliares.  E em 48 meses: espera-se a formação de frases corretas, perguntas, uso da negação, fala de acontecimentos do passado ou a antecipação de outros do futuro. 

É preciso que os pais fiquem atentos a algumas habilidades essenciais, que funcionam como pré-requisitos, para que a fala possa ocorrer. Dentre elas, o contato visual, a imitação e o uso brincadeiras funcionais e de faz de conta são fundamentais para que as primeiras palavras e frases possam sair com naturalidade. 

Além disso, outro fator fundamental para o desenvolvimento da fala é a audição. É preciso ficar atendo se a criança está respondendo aos estímulos sonoros, se responde ao chamado, se compreende ordens simples, se localiza e busca a fonte sonora. 

Em caso de suspeita de atraso de linguagem, além de estar atento para os possíveis causadores, é importante uma avaliação por uma equipe especializada.  Não postergar o tratamento de determinados problemas é fundamental para que não ocorram transtornos ou atrasos maiores no desenvolvimento de nossos pequenos. 

Dicas para estimular a linguagem falada

– Buscar o ‘’olhar’’ da criança. Se necessário, abaixa-se para falar – seu rosto precisa estar no campo visual do pequeno. Isso favorece com que a criança observe a pronúncia, as expressões, a sonorização e a execução da fala.

– Brinque, cante, estimule sons onomatopeicos: ‘’vrumm’’ para o carro, ‘’auau’’ para o cachorro, ‘’tchibumm’’ para a água durante o banho. Sempre com o apoio de gestos e entonação exagerada e movimentos corporais.

– Propicie momentos de brincadeiras em família e deixe a criança explorar os objetos e brinquedos interagindo com ela.

– Evite o uso e a exposição de crianças aos eletrônicos (TVs, tablets e celulares). Até os 2 anos a criança não deve ser exposta e dos 2 aos 5 anos o limite diário recomendado é de até uma hora por dia. 


Dr. Daniel Buffon Zatt

Otorrinolaringologista – CRM 23.589 / RQE 18.759

Fga. Elaine C.C. Pereira – Fonoaudióloga – CRF3 6.685

Fga. Simara Maria Adão – Fonoaudióloga – CRF3 10.885

Rua Lauro Muller, 110, Centro – Itajaí | SC

(47) 99790-9094

@daniel.otorrino

http://www.danielotorrino.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s