
Você já deve ter ouvido falar dessa vacina! Mas muitos ainda não entenderam o tamanho da importância dela! Venho aqui conversar com vocês sobre a vacina que previne o câncer do colo do útero e que sofre muitos preconceitos por falta de informação.
Este tipo de câncer é causado por um vírus, transmitido pela via sexual, chamado HPV (papilomavírus humano). A camisinha não protege por completo de sua transmissão, pois pode haver lesões fora da área coberta por ela. Além disso, o HPV ainda causa câncer de vulva, vagina, pênis, ânus, garganta e verrugas genitais.
O Ministério da Saúde implementou, em 2014, a vacina tetravalente contra o HPV para meninas e em 2017, para meninos. Esta vacina protege contra os subtipos 6, 11, 16 e 18 do HPV. Os dois primeiros causam verrugas genitais e os dois últimos são responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer do colo do útero. (INCA, 2021)
O grupo etário alvo do Ministério da Saúde são as meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos entre 11 e 14 anos, pois esta vacina é mais eficaz se usada antes do início da vida sexual. Grupos especiais, como pessoas com imunodeficiência causada pelo HIV, devem seguir orientações específicas. Para mulheres com imunossupressão, vivendo com HIV/Aids, transplantadas e portadoras de cânceres, a vacina é indicada até 45 anos de idade. (INCA, 2021)
Estes grupos acima, são os beneficiados pela rede pública. No entanto, mesmo após o contato com o vírus e principalmente quem desenvolveu algum tipo de lesão “pré-câncer” (diagnosticada através do exame de preventivo) deve tomar a vacina. Pois ela promove uma imunidade muito maior do que o próprio contato com o vírus, prevenindo a evolução para o câncer e recidiva de verrugas genitais.
Portanto, mesmo quem está fora dos grupos indicados pelo calendário do Ministério da Saúde, pode e deve procurar a rede privada para se vacinar.
Para os pais com filhos na faixa etária da vacina, façam o esquema completo. Esta vacina tem uma importância enorme na prevenção de todos os tipos de cânceres causados pelo HPV e é segura!
A meta é vacinar pelo menos 80% da população alvo para alcançar o objetivo de reduzir a incidência deste câncer nas próximas décadas no país. (INCA, 2021)
O exame de Papanicolau deve continuar sendo realizado, pois a vacina não protege de todos os subtipos de HPV. Este exame detecta a lesão em fase inicial, antes de virar câncer. Onde o tratamento é simples e a cura muito maior.
Então, mulheres cuidem-se! Esse cuidado é simples e eficaz!
Natália Roberta Andrade Dalla Costa
Ginecologia | CRM/SC 18370 | RQE 13342
@dranataliaginecologista
• Atendimento em Ginecologia e Estética íntima na Clincare
Avenida Joca Brandão, 265. Centro, Itajaí. 📱 (47) 9 9753-0185
• Atendimento em Estética Íntima na Lipolaser
Rua 600, 349. Centro Balneário Camboriú 📱 (47) 9 9164-3811