Com saúde tudo fica mais fácil e agradável

Cuidando de si para cuidar do próximo. Parte 02

Desde o início da pandemia e do distanciamento social, a importância da atividade física foi enfatizada em textos de opinião, posicionamentos e pouco baseada em evidências cientificas. A base argumentativa indicava preocupação com a redução da atividade física no período e sustentava a ligação da prática com o sistema imune, controle de doenças crônicas, especialmente entre os idosos, criação de canais de comunicação remotos entre profissionais e população, a importância da atividade física para crianças e as diferenças entre as pessoas segundo prática de AF na relação com saúde mental.

Durante o período de distanciamento social, não foram raros os debates públicos reiterando a necessidade de compartilhamento das atividades no domicílio que compreendem desde afazeres domésticos, cuidado com as demais pessoas que vivem sob o mesmo teto e a manutenção de atividades de trabalho.

Observação

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda agora que adultos façam atividade física moderada de 150 a 300 minutos ou de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, quando não houver contraindicação. Em 2010, esse limite era menor (e mais restrito).

A classe médica recebeu bem a atualização: “Já estava mais do que na hora de mudar”, confessou o endocrinologista esportivo Pedro Luiz, membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. “Sabemos hoje que o músculo produz diversos hormônios benéficos para o corpo como resultado de sua contração. E, quanto mais se despeja esses na corrente sanguínea, melhor”. Na prática, muitos profissionais já vinham adotando essa recomendação mesmo antes do aval oficial da OMS.

Aliás, as orientações atuais da entidade destacam que adultos podem superar a marca dos 300 minutos moderados ou 150 vigorosos para turbinar ainda mais a saúde. Sempre com a orientação de um profissional da saúde.

Na prática

A frase-chave será: “Ame ao próximo como a si mesmo.” (Mateus 22:39)


Raphael Mello Block | Profissional de Educação Física | CREF – 4547/SC

Top Physical

Rua Lauro Muller, 863 | Fazenda | Itajaí -SC

📱 (47) 3348-5454 | 📱 (47) 9 8817-9357

http://www.topphysical.com.br

@tpsaudefisica

@raphael.saude

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s