Tenho dores nas costas, posso fazer piscina?

Olá, galera. Tudo bem? Hoje vamos falar sobre as dores nas costas e a prática de exercícios na piscina.

Primeiramente, os exercícios no meio aquático como hidroginástica, hidroterapia, natação ou outra mobilidade que seja feita na piscina e de grande valia para nossa saúde, assim como outros treinamentos, musculação, ginastica, pilates etc.

Quando sofremos com dores nas costas de modo que seja uma CRISE na lombar, temos que tomar cuidado com alguns exercícios que podem aumentar a INSTABILIDADE nessa região.

A piscina como é muito conhecida por não ter riscos de “queda, impacto, baixa intensidade de carga é uma ótima estratégia no processo de reabilitação dependendo da fase e que nos encontrams. MAS POR QUE ISSO, RODRIGO?

A água por mais que seja “mais tranquila” pode ocasionar algumas INSTABILIDADES e PERTURBAÇÕES em nossa coluna, gerando mais instabilidades e aumento de dor!

Quando estamos em uma crise de dor nas costas nossos músculos pensam da seguinte forma “vamos proteger a coluna e a medula espinhal” assim ela não irá sofrer nenhum dano, traduzindo: vamos ficar rígidos, duros para reduzir qualquer tipo de movimento que possa a vir prejudicar a coluna. E isso nos conhecemos por aquelas “TRAVADAS” que nos dá na lombar, meio das costas e cervical.

Pensando assim, será que seria interessante realizar qualquer exercício na água tendo em vista que ela pode se tornar um ambiente instável para nossa coluna com os movimentos de “ondas” que ela acaba fazendo com as movimentações que são feitas dentro dela?

Veja bem a HIDROTERAPIA é outro assunto, nessa prática de FISIOTERAPIA que é realizada dentro da água funciona como TRATAMENTO com auxílio de um fisioterapeuta te auxiliando nos exercícios a fim de MELHORAR a mobilidade e reduzindo as dores ocasionadas pelas contraturas musculares.

Então, galera. Se você tem dúvidas se pode ou não começar a fazer atividades na água quando está com dor, agende uma avaliação com um educador físico que tenha conhecimento em lesões e ou fisioterapeuta, eles irão te encaminhar para o melhor caminho.

Espero ter lhe ajudado, grande abraço.


Rodrigo Bender

Pernsonal Trainer

Especialista em Retreinamento de Lesões, da Reabilitação e Performance

@rodrigo.benderpersonal

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s