Cozinhas: um novo lugar para conviver

Cozinha carioca cheia de bossa e elegância, em tons de azul mar – FOTO: Dhani Accioly Borges –

Com o passar dos anos, a cozinha vem se tornando um local de convivência, interação e lazer, e não apenas de serviço.

Com isso, aumenta-se a preocupação em montar um espaço que seja agradável e prazeroso para quem ocupa o ambiente. No dia a dia buscamos cada vez mais praticidade e por isso o cuidado em projetar um ambiente, que atenda às necessidades do morador e seja esteticamente acolhedor. Para isso, o primeiro e mais importante passo para projetar uma cozinha funcional é idealizar o espaço e as possibilidades, depois escolher o conceito, cores e materiais é essencial para saber qual sensação esse ambiente vai transmitir.

A cozinha é um lugar para viver, é o coração da casa. Isso pode estar ligado ao conforto e interação passados através do espaço, mas também por ser uma referência e ponto de partida para a concepção dos outros ambientes da casa. Existem alguns tipos de cozinha, e cada um deles traz uma característica e sensação diferente. Hoje, as cozinhas no modelo americano são as mais vistas no Brasil, pois são abertas geralmente para a sala de jantar/estar, criando um ambiente integrado de convívio. Elas ainda podem conter características clássicas que buscam elegância nos materiais e revestimentos com cores neutras, madeira como principal material e detalhes em prata, dourado e bronze como complementares. As cores são essenciais pois cada uma desperta e reflete um sentimento genuíno, quando utilizado cores mais neutras pode-se abusar dos elementos decorativos coloridos, por exemplo em revestimentos de parede.

Em 2018, para o CASACOR Itapema, desenvolvemos uma cozinha dinamarquesa, para o conceito de aconchego e minimalismo que a mostra pedia. O espaço ganhou móveis bem resolvidos, com puxadores cava nos tons branco, grafite e madeira lavada e toques dourado. A bancada de madeira rústica reforça o clima campestre da natureza e a iluminação natural foi escolhida.

Em uma oportunidade de planejar uma cozinha carioca, trazemos a luminosidade e o frescor do mar para dentro desse apartamento, principalmente para sua cozinha, aonde criamos uma atmosfera praiana sofisticada, utilizando tons de azul para dar bossa em meio ao branco e destacando os tons de madeira utilizado no piso. A cozinha se abriu para o living e recebeu cerâmicas em tom azul claro e louças e metais retrô.

Ainda trouxemos outra experiência CASACOR, de Balneário Camboriú 2019. Onde o desafio foi viver intensamente a nossa casa e acabamos descobrindo todos os cantinhos, mudar detalhes e móveis que não nos agradavam e imaginar novos espaços. Mudamos a forma como consumimos, como vivemos e como nos relacionamos com o nosso lar. Com isso veio a Casa Nômade, em um período pandêmico, que contempla um espaço multifuncional de cozinha, living, estar e escritório. Com a ideia de que fosse um ambiente totalmente funcional e que se adaptasse as novas necessidades desse tempo, aproveitando o máximo cada espaço.  A estante atende diferentes demandas do morador com pia, fogão, frigobar, forno e bar, além de ser utilizada como decoração do ambiente, nos confirma que por menor que seja o espaço da cozinha, ela ainda pode ser elegante, acolhedora e prática.

Cozinha carioca com atmosfera romântica através do jogo de cores claras e luminosidade natural. FOTO: Dhani Accioly Borges

Cozinha Dinamarquesa, minimalista, funcional e confortável. Mostra CASACOR 2019 em Itapema. FOTO: deehouse

A Cozinha da Casa Nômade, da mostra CASACOR 2019 de Balneário Camboriú. FOTO: deehouse


Maraú Design Studio

Linda Martins e Cris Araújo

📱 (47) 9 8897-2315

www.maraudesign.com.br

@maraudesign

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s