OZONIOTERAPIA NA ODONTOLOGIA

Ouvimos muito sobre a ozonioterapia associada a tratamentos sistêmicos, mas poucos sabem que vem sido amplamente utilizada na odontologia sendo, inclusive, reconhecido pelo conselho federal na indicação de tratamentos e prevenção de doenças.

A explicação vem por meio das suas principais características: anti-inflamatório, antisséptico, modulador do estresse oxidativo, melhora da circulação periférica e oxigenação do sangue. Ou seja, atua diretamente no combate de infecções e inflamações dos tecidos bucais, bem como na sua regeneração.

Podendo ser utilizado na forma líquida (água ozoniazada), oleosa (óleo ozonizado) ou na forma gasosa (gás ozônio). A indicação dependerá do quadro clínico do paciente.

A atuação é ampla, mas entre as principais podemos citar a doença cárie, através do gás ozônio é possível reduzir em até 99% a microbiota cariogênica. A forma oleosa é bastante utilizada no tratamento de alvéolos dentários, aftas e feridas herpéticas. Já a água ozonizada apresenta alta eficácia no tratamento de fungos, na irrigação de tecidos durante cirurgias, na instalação de implantes e na regeneração dos tecidos da cavidade bucal e gengiva.

Ou seja, a terapia com ozônio abrange praticamente todas as especialidades da odontologia. Inclusive, quando falamos em estética e harmonização facial, o ozônio atuará tanto no preparo para procedimentos como aumentando a durabilidade deles.

É importante citar que existem várias formas, dosagens e vias de aplicação que somente profissionais e locais habilitados poderão indicar. A contraindicação da ozonioterapia é rara, mas não exclui a importância do acompanhamento por dentistas capacitados.


Larissa Kuhnen – CRO 11995/SC

Cirurgiã-dentista Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares

Abordagem em Odontologia Integrativa

Sócia Amaya Saúde Integrativa

@dra.larissakuhnen

📱 (47) 99724-1581 | 3348-9542

Clínica Amaya Saúde Integrativa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s