
Ouvimos muito sobre a ozonioterapia associada a tratamentos sistêmicos, mas poucos sabem que vem sido amplamente utilizada na odontologia sendo, inclusive, reconhecido pelo conselho federal na indicação de tratamentos e prevenção de doenças.
A explicação vem por meio das suas principais características: anti-inflamatório, antisséptico, modulador do estresse oxidativo, melhora da circulação periférica e oxigenação do sangue. Ou seja, atua diretamente no combate de infecções e inflamações dos tecidos bucais, bem como na sua regeneração.
Podendo ser utilizado na forma líquida (água ozoniazada), oleosa (óleo ozonizado) ou na forma gasosa (gás ozônio). A indicação dependerá do quadro clínico do paciente.
A atuação é ampla, mas entre as principais podemos citar a doença cárie, através do gás ozônio é possível reduzir em até 99% a microbiota cariogênica. A forma oleosa é bastante utilizada no tratamento de alvéolos dentários, aftas e feridas herpéticas. Já a água ozonizada apresenta alta eficácia no tratamento de fungos, na irrigação de tecidos durante cirurgias, na instalação de implantes e na regeneração dos tecidos da cavidade bucal e gengiva.
Ou seja, a terapia com ozônio abrange praticamente todas as especialidades da odontologia. Inclusive, quando falamos em estética e harmonização facial, o ozônio atuará tanto no preparo para procedimentos como aumentando a durabilidade deles.
É importante citar que existem várias formas, dosagens e vias de aplicação que somente profissionais e locais habilitados poderão indicar. A contraindicação da ozonioterapia é rara, mas não exclui a importância do acompanhamento por dentistas capacitados.
Larissa Kuhnen – CRO 11995/SC
Cirurgiã-dentista Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares
Abordagem em Odontologia Integrativa
Sócia Amaya Saúde Integrativa
@dra.larissakuhnen
📱 (47) 99724-1581 | 3348-9542
Clínica Amaya Saúde Integrativa