
Eu preciso falar sobre esse assunto com vocês!
É muito importante que vocês, mamães, papais, vovós, dindas, titias compreendam que o ANDADOR NÃO faz bem para o desenvolvimento do seu filho.
Ainda é muito comum, que as famílias tenham andadores em casa. Ou porque ganharam dos avós, da madrinha, de alguma tia ou porque compraram.
Mas esse equipamento é contraindicado. Vamos entender os motivos.
1) Aumenta MUITO o risco de acidentes graves e até mortes: não é invenção, é realidade. Com o andador, o bebê se movimenta bem mais rápido do que o normal, podendo atingir até 1 metro por segundo. Se ele cair, a força do impacto, também é maior, o que pode gerar fraturas e lesões graves.
Toda essa rapidez que os bebês ganham no andador faz com que, muitas vezes, os cuidadores não consigam alcançar a criança a tempo para protegê-la quando ela se aproxima de alguma situação perigosa.
2) Pode atrasar a criança a andar: o bebê que é estimulado no andador pode desenvolver uma postura errada. Ao ser colocada no equipamento, a criança que ainda não sabe andar, apoia a estrutura do quadril e, consequentemente, o peso do seu corpo sobre um tecido e, dessa forma, os membros inferiores não recebem o peso da criança, o que pode levar a atrofia – fraqueza de músculos e tendões de suas pernas que são essenciais para que ela dê os primeiros passos sozinha. E essa fraqueza muscular pode atrasar ela de se firmar em pé, de permanecer em pé com ou sem apoio e atrasa o andar!
3) Bebês não têm maturidade para entender os riscos: o andador proporciona independência para o bebê, só que ele não tem maturidade para isso. Bebês não sabem administrar liberdade sem correrem sérios riscos. Por isso, a criança pode cair de uma escada, na piscina, alcançar um produto tóxico e outros acidentes.
• Proporcione o desenvolvimento correto do seu filho, sem riscos.
• Não use andador! Entenderam?
Pediatra | CRM 22750 | RQE 13338
Espaço K
Avenida do Estado, 68 – Ariribá | Balneário Camboriú – SC
📱 (47) 9 9202-1908 | 9 9225-9260
@dramarlanakusama