Prepare-se para um Verão especial

Cuidados com a alimentação é sinônimo de aproveitar a estação mais quente do ano de forma saudável, leve e feliz. Por isso, confira dicas e o bate-papo com a expert, a nutricionista Aline Cristina Torquato Schmitt.

Com atendimento humanizado e personalizado, a nutricionista Aline Cristina Torquato Schmitt é destaque na região quando o assunto é emagrecimento saudável, com foco na melhora da relação corpo e alimento, em transtornos alimentares, obesidade e doenças crônicas não transmissíveis. Sim, além de carisma de sobra, seu know-how a tem permitido ajudar inúmeros pacientes a atingir uma nova vida e, principalmente, uma nova afinidade com a comida. “A relação com a comida vai além do ato de comer. Aprendi que o alimento nos traz memória afetiva, muitas das vezes o alimento é usado como conforto, fuga etc. Por isso, hoje atuo na área clínica comportamental, desconstruindo pensamentos dicotômicos (oito ou oitenta) e resgatar o comer intuitivo. Isso me faz feliz!”, comenta Aline. Confira mais sobre o que diz a nossa expert.

A importância do nutricionista 

O nutricionista por muito tempo foi visto como alguém que proíbe e controla o que pode e o que não pode comer, mas graças a Deus isso vem mudando, hoje a sociedade tem se conscientizado que a nutrição é a medicina preventiva, que além de auxiliar no emagrecimento saudável, previne doença como obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemia, doenças autoimunes, alergias, intolerâncias alimentares dentre outros. São vários os benefícios que a nutrição proporciona na saúde e qualidade de vida das pessoas.

Soluções milagrosas

Não existe método milagroso, se o uso de pílulas mágicas existisse, não haveria tanta obesidade no mundo e os quadros de transtornos alimentares não estariam aumentando tanto. Não se deve optar por dietas milagrosas da internet ou de blogueira famosa, os estudos demonstram que dietas altamente restritivas causam muitos danos à saúde e o reganho de peso é inerente a essas dietas.

Além disso, quando o indivíduo quer o imediatismo, ele consegue apenas a perda de peso, o que nem sempre vai ser perda de gordura, aproximadamente 90% da perda de peso será de água e apenas 10% gordura, essa perda na sua maioria é de eletrólitos (sais minerais), além de vir acompanhado de sintomas indesejados como, fraqueza, tontura, dor de cabeça, indisposição, tudo isso pela desidratação do corpo e do encéfalo e a falta de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do metabolismo.

O Caminho certo é fazer mudança no comportamento alimentar, ter escolhas assertivas, na hora de escolher o alimento, optar por alimento in natura com alto valor nutricional e baixo em calorias, praticar o mindfuleting (comer com calma e atenção plena) pôr em prática o comer intuitivo (comer somente quando sente fome e ao sentir-se satisfeito para de comer) respeitando os sinais que o corpo da. E sobretudo, entender que o caminho não é comer menos e sim comer melhor. 

Medicações para emagrecer 

Sou totalmente contra, pois, estes medicamentos têm ação química, com atuação direta sobre o sistema nervoso central, atuando no cérebro na área de fome e saciedade, são drogas que causam desordem neural, causando depressão e sem contar que quando é interrompido o uso da medicação o indivíduo volta a comer muito e o reganho de peso é imediato.

Dietas perigosas             

Sou contra dietas altamente restritivas que geram um resultado imediato. Em uma perda de peso abrupta, os artigos científicos demonstram que essas dietas causam impacto negativo à saúde. Isso traz deficiências nutricionais, descontrole hormonal, dentre outros, além do que, essa perda de peso repentina, o corpo reconhece como uma ameaça e a forma de compensar é utilizar métodos para se proteger. Em outras palavras, ele pode diminuir a taxa metabólica basal, reservar ao máximo o que é ingerido e por fim acabar fazendo o reganho de peso.

10 Dicas de ouro para o Verão

1. Hidratar-se é fundamental nesta época, por isso consuma muita água, sucos e chás sem adição de açúcares; 

2. Procure ter uma alimentação leve, opte por carnes magras, saladas, queijos brancos e cereais integrais;

3. Evite alimentos gordurosos ou com conservantes. Esta é uma regra que deve ser seguida durante todo o ano, porque esse tipo de alimento demora a ser digerido pelo organismo e prejudica a saúde do corpo;

4. Inclua alimentos fotoprotetores naturais como laranja, morango e tangerina, além de antioxidantes eles são potencializadores do filtro solar. Se você preferir uma forcinha no bronzeado, inclua alimentos ricos em betacaroteno, como a cenoura, o pêssego e a uva, eles são conhecidos por acelerar o processo de bronzeamento da pele;

5. Mantenha seu intestino funcionando bem, invista em alimentos ricos em fibras;

6. Prefira os picolés de frutas naturais, pois os sorvetes industrializados apresentam alta taxa de gordura;

7. Não esqueça dos carboidratos! Eles são fonte de energia, também necessária para aproveitar bem os dias de férias na praia ou de descanso em casa;

8. Reduza o consumo de bebida alcoólica, elas causam o efeito de desidratação;

9. Pratique atividade física; 

10. Use protetor solar e reaplique várias vezes ao longo do dia.


Aline Cristina Torquato Schmitt

Nutricionista pós-graduada em comportamento alimentar

Clínica Nutri La Vie – Nutrição Consciente

(47) 9 9225-4142

@nutrilavieclinica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s