Zumbido tem jeito?

Antes de tudo temos que entender o que é o zumbido. Trata-se de uma sensação sonora, que pode estar presente em apenas um ou em ambos ouvidos, ou mesmo no centro da cabeça, sem que haja uma fonte sonora externa. O zumbido é um sintoma muito comum e na maior parte das vezes está associado a diagnósticos e condições benignas. Apesar de benigno, pode ser muito incômodo, interferindo na concentração, inteligibilidade, sono entre outras atividades diárias. É muito comum ouvir que o “zumbido não tem cura”. Mas será que isso é verdade?
Como todo sintoma, é preciso primeiro fazer um diagnóstico, ou seja, descobrir as causas (geralmente o zumbido decorre de mais de uma causa), o segundo passo, portanto, é agir sobre cada causa para atenuação ou mesmo cessação do zumbido.
Quem apresenta esse sintoma, porém tem que estar disposto a contribuir ativamente com o tratamento pois, invariavelmente envolve mudanças importantes e profundas no estilo de vida.
Estou tratando de dieta, sono, humor e atividade física? Muitos procuram o consultório na busca de um remédio ou fórmula mágica, que extermine o zumbido, e no fim das contas até existem mesmo medicações que podem auxiliar e muito nesse processo, mas reparem que usei o termo “auxiliam”, ou que sem hábitos mais conscientes e saudáveis, o zumbido pode se tornar persistente. É como um alarme, mostrando que algo precisa mudar ou ser corrigido.
Quais dicas eu daria para quem tem zumbido? A principal é procurar ajuda profissional, cuidados com dieta (evitar longos períodos em jejum, consumo abusivo de estimulantes – como a cafeína – doces, embutidos, atenção ao consumo diário de água), boa higiene mental e qualidade de sono. Outro cuidado é evitar focar a atenção no zumbido, o comportamento de checagem como – Será que meu zumbido ainda está aqui? – e utilizar sons ambientais competitivos que mascarem o zumbido (até podemos usar sons ambientais para atenuação para o zumbido, mas esta precisa ser corretamente e orientada para qualquer resultado positivo).
Nós da clínica H.Mota teremos o prazer em recebê-los e ajudá-los no tratamento desse sintoma.


H. Mota Clínica Médica
Dr. Gabriel Henrique Risso
CRM: 29.292 RQE: 19.369

Av. José Eugênio Muller, 881 – Térreo- Itajaí/SC
📱 (47) 3228-0431
@clinicah.mota

http://www.clinicahmota.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s