O corpo feminino pós-parto

São nove meses, 40 semanas, de mudanças e adaptações para gerar uma nova vida, a pele estica, o peso aumenta, os órgãos vão dando um “jeitinho de se acomodar” para que o bebê possa crescer de forma saudável. Dessa forma, é injusto querer que seu corpo “volte ao que era antes” já nas primeiras semanas pós-parto você não acha?!

Nesta fase tão singular que é o puerpério, é preciso ser gentil consigo mesma e com o seu corpo pós-parto. O organismo precisa de tempo para se reorganizar após a gestação, para que suas estruturas retomem suas funções e devidos lugares. Para você ter uma noção: o útero pode demorar de 6 a 8 semanas para retomar ao seu tamanho habitual (e tornar-se intrapélvico novamente), a musculatura perineal, também conhecida como assoalho pélvico, pode levar até 6 semanas para retomar seu tônus habitual; a vulva e a vagina, que podem ficar inchadas e com varizes durante a gestação, demoram até duas semanas para desinchar, e o abdome?! A flacidez abdominal, que angústia tantas puérperas, tende a perdurar por mais tempo, iniciando seu processo de melhora a partir de 6 semanas pós-parto.

Cada corpo é único, isso é fato! E cada mulher recupera-se de uma forma, mas algumas atitudes, já durante o pré-natal, podem facilitar o retorno a boa forma no pós-parto: Acompanhamento pré-natal adequado, dieta balanceada (com orientação do nutricionista,  sempre que possível) e controle do ganho de peso na gestação, prática de atividade física regular (mantendo bom tônus muscular), uso de cinta gestacional e a realização de fisioterapia pélvica (mantendo um bom tônus da musculatura perineal) e hidratação adequada da pele ajudam e muito.

No puerpério, boa parte da rotina e das energias da mãe estão voltadas para os cuidados com o bebê, sendo o autocuidado, muitas vezes deixado de lado. É importante entender que esta é uma fase, busque se cuidar dentro do que é possível na sua realidade, tenha calma e seja gentil com você e seu corpo! Procure cuidar de sua alimentação, mantenha bons cuidados com a pele, quando for possível (a depender do tipo de parto – parto normal 15 a 20 dias / cesariana 40 a 60 dias), retome a rotina de atividade física, alguns procedimentos estéticos também são liberados nesta fase. O importante é sentir-se bem em sua própria pele e entender que, pode até ser que seu corpo não volte ao seu exato estado inicial, mas que as mudanças que nele ficaram, são marcas da sublime tarefa de gerar uma vida!


Fabiana Zarske de Mello

CRM 19.493 | RQE 14.867

Ginecologia e Obstetrícia

Clínica Digest Care

Av. Coronel Marcos Konder, 1207 – Sala 60 | Embraed Centro Empresarial | Itajaí- SC

📱 (47) 3246-1500 | 9 9689-0035 @fabianazarske.gineco

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s