
Chegou o verão e com ele o calor. Nada melhor que um bom banho em uma piscina ou mar!
Nesta época concentra-se o maior número de casos de otites externas (infecção do canal auditivo), geralmente relacionadas com o maior contato da água com nossos ouvidos.
Mas para que a diversão não se transforme em um problema, alguns cuidados básicos devem ser seguidos:
● Procure sempre utilizar piscinas com tratamento adequado da água ou praias com água própria para banho.
● Após sair da piscina ou mar, seque o excesso de água dos ouvidos de forma suave com o auxílio de seu dedo envolto em uma toalha, apenas na área externa (não devemos introduzir a toalha no canal auditivo). A ventilação se encarregará de evaporar a umidade restante.
● NUNCA utilize cotonetes, grampos ou similares para secar os ouvidos ou remover a cera (a cera é um mecanismo de proteção do ouvido, ela evita que as bactérias se proliferam e que a água entre em contato direto com a pele do canal auditivo).
● Para pessoas que possuem maiores chances de desenvolver infecções, o uso de protetores auriculares de silicone poderá auxiliar no controle das mesmas.
● Em caso de diagnóstico de perfuração do tímpano ou cirurgia de ouvido recente, as orientações do seu otorrino são fundamentais.
Dor de ouvido, coceira, edema (inchaço), sensação de abafamento e secreção são os principais sintomas de que há algo de errado, podendo corresponder a um quadro de otite. Nestes casos, a avaliação de um otorrino é importante para o diagnóstico e tratamento corretos.
Daniel Buffon Zatt
CRM/SC: 23.589 | RQE: 18.759 | Otorrinolaringologista
Rua Lauro Muller, 110, Centro – Itajaí | SC
📱 (47) 99790-9094
@daniel.otorrino