Laser íntimo e o câncer de mama

Já parou para pensar que a mulher após vencer o câncer de mama enfrenta mais algumas batalhas?  Pra mim, a maior delas, é a vida sem estrogênio, hormônio produzido em nossos ovários e relacionado aos cânceres denominados hormônio dependentes. Inclusive, além da mama, o câncer de endométrio e um tipo de câncer de ovário também tem relação com hormônios. Esse tipo de câncer tem receptores hormonais, ou seja, esta substância pode estimular o crescimento e desenvolvimento desta doença.  

Portanto, mulheres com este tipo de câncer precisam bloquear sua produção hormonal por completo, fazer uma menopausa abrupta e muitas vezes severa e sem poder fazer a reposição para aliviar os sintomas.  

Uma das consequências da falta de estrogênio é a atrofia vaginal ou melhor síndrome geniturinária da menopausa. 

E o que seria isso? Alterações no tecido da vagina e vulva tornando-os mais finos, ressecados, menos elásticos. Como consequência diminuição da lubrificação vaginal, alteração de pH e flora vaginal. Levando a sintomas como dor na relação, coceira, ardência, incontinência urinária.  

A reposição hormonal local e sistêmica ajudam a melhorar esses sintomas e recuperar a mucosa da atrofia. 

No entanto, estas pacientes têm contraindicação ao uso de hormônios. E foi aí que o meu olhar se voltou para a tecnologia do laser íntimo. Este procedimento é realizado na região intravaginal e na vulva. Ele provoca microlesões que estimulam de forma controlada a cicatrização. Aumentando o colágeno e vascularização local. Com consequente melhora da espessura do tecido, elasticidade, lubrificação e até mesmo do Ph e flora vaginal.  

As sessões duram em torno de 30 a 40 minutos, é indolor!! O pós é muito tranquilo, exigindo apenas abstinência sexual de 7 dias. As sessões devem ocorrer a cada 3 – 6 semanas, um total de 3 sessões na maioria dos casos e manutenção anual com 1 sessão. 

Esta tecnologia traz esse grande benefício a essas pacientes que enfrentam mais essa grande batalha. Podendo trazer maior qualidade de vida e de saúde sexual para estas mulheres!


Natália Roberta Andrade Dalla Costa

Ginecologia | CRM/SC 18370 | RQE: 13342

@dranataliaginecologista

• Atendimento em Ginecologia e Estética íntima na Clincare 

Avenida Joca Brandão, 265. Centro, Itajaí.  📱 (47) 9 9753-0185

• Atendimento em Estética Íntima na Lipolaser 

Rua 600, 349. Centro Balneário Camboriú 📱 (47) 9 9164-3811

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s