Mitos e verdades sobre Clareamento Dental

Fim de ano, festas e férias fazem aumentar a procura por tratamentos estéticos. Um deles, o clareamento dental. Trata-se de um tratamento seguro, tranquilo e eficaz. Mas afinal, que tipo de clareamento é o mais indicado? Hoje existem duas técnicas: o que é feito em consultório e o caseiro. A principal diferença entre os dois é o tempo de tratamento, pois o resultado final é muito similar. O caseiro é aquele que o paciente utiliza as placas de juntamente com o gel clareador em casa, o tempo de tratamento varia entre 4-5 semanas. 

Já na técnica feita em consultório, o dentista realiza a aplicação segura do gel sobre a superfície do dente, tendo um tempo menor de tratamento, aproximadamente 1-2 semanas. Ainda existe uma terceira possibilidade que é mesclar as duas técnicas em casos onde paciente precisa de um resultado mais eficaz em menos tempo. 

Mas você sabe como o clareamento funciona?

Vamos recorrer a um pouquinho de química para conseguir entender como ele age e por que ele não enfraquece o dente. O gel clareador, seja para o tratamento caseiro ou em consultório, possui em sua formulação hidróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida. Estes agentes liberam radicais que penetram na estrutura do dente agindo apenas nas moléculas que não fazem parte do dente e que causam escurecimento/manchamento dele. Sendo assim, é errado dizer que o clareamento enfraquece o dente.

Outro mito é de que é preciso parar de ingerir bebidas e alimentos com corantes. No passado acreditava-se que isso ajudaria a alcançar melhores resultados, porém, pesquisas científicas recentes confirmaram que não há diferença. Ou seja: café, vinho, molhos escuros… estão liberados!

Uma verdade é que pode causar uma leve sensibilidade durante o tratamento. Por isso ele deve ser supervisionado por um dentista. Apesar de ser um tratamento seguro, o paciente precisa passar por uma avaliação criteriosa, verificando qual a técnica mais indicada para seu caso, bem como a escolha da concentração correta do gel, tempo de uso e cuidados.

Na Amaya contamos com a nossa especialista em dentística e estética dental, Dra. Camila Bavaresco. E uma dica valiosa dela é realizar a manutenção periódica do clareamento, que varia para cada paciente. Essa, sem dúvida, é a melhor maneira de manter a cor desejada dos dentes.


Larissa Kuhnen – CRO 11995/SC

Cirurgiã-dentista Especialista em Ortodontia e Ortopedia Funcional dos Maxilares

Abordagem em Odontologia Integrativa

Sócia Amaya Saúde Integrativa

@dra.larissakuhnen

📱 (47) 99724-1581 | 3348-9542

Clínica Amaya Saúde Integrativa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s