
O verão está aí, é praia, piscina, biquíni o dia inteiro … e esta é a época em que nós, mulheres, ficamos mais suscetíveis às infecções como candidíase, corrimentos e infecções urinárias. Por isso, é sempre bom relembrar e redobrar os cuidados com a saúde íntima nesta época do ano.
1- EVITE FICAR COM BIQUÍNI MOLHADO. O biquíni molhado é o grande vilão do verão. A umidade modifica o pH vaginal e o torna mais suscetível às bactérias e fungos. Ao sair do mar ou piscina, tenha sempre uma troca seca de roupa na bolsa. E uma dica. Não deixe seus biquínis secarem no banheiro, pendure em varal que pegue sol e tenha boa ventilação.
2- DÊ PREFERÊNCIA PARA ROUPAS LEVES. Opte por peças que permitam a ventilação da região íntima, como vestidos e saias. Evite peças muito justas. Utilize calcinha de algodão, o algodão não atrapalha a ventilação e absorve a transpiração local.
3- DURMA SEM CALCINHA. Você pode utilizar pijama ou camisola, mas durma sem calcinha e deixe sua vagina ventilar.
4- ATENÇÃO À HIGIENE ÍNTIMA. Não economize na água e utilize sabonete com parcimônia! Dê preferência à produtos com pH neutro, sem cheiro ou corantes. Lembre-se: a vagina é “autolimpante” e o excesso de higiene pode fazer mal à região, tirando sua proteção natural.
5- CUIDE DA ALIMENTAÇÃO E HIDRATE-SE. Tenha em sua dieta alimentos que auxiliem na manutenção do pH vaginal: probióticos naturais como kombucha e kefir, cramberry, limão (rico em vitamina C e antioxidantes), alho (ação antifúngica) e evite carboidratos e açúcar processado em excesso. Beba muita água!
Fabiana Zarske de Mello | CRM 19.493 | RQE 14.867
Ginecologia e Obstetrícia
Clínica Digest Care
Av. Coronel Marcos Konder, 1207 – Sala 60 | Embraed Centro Empresarial | Itajaí- SC
📱 (47) 3246-1500 | 9 9689-0035
@fabianazarske.gineco