Atendimento domiciliar

Na foto: Dra. Letícia Porciuncula e a enfermeira Fernanda de Oliveira Pereira

Você já ouviu falar em atendimento domiciliar? Sabe as diferenças e quando é possível contar com este tipo de atendimento? Não? Tudo bem, a dra. Letícia Porciuncula e a enfermeira Fernanda de Oliveira Pereira, ambas do Atendimento Domiciliar, explicam tudo para nós.  

O que muda do atendimento no consultório e em casa?

O atendimento domiciliar proporciona um cuidado diferenciado em um ambiente mais aconchegante, onde pacientes e familiares se sentem mais tranquilos. Diferentemente das consultas realizadas em consultório, proporciona à equipe um olhar aos aspectos referentes às relações familiares e à infraestrutura do domicílio. O domicílio é entendido como o próprio ambiente familiar e é neste ambiente que constrói, especialmente no aspecto afetivo, o conjunto de mais poderosas forças que influenciam na promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos.

Quando e por quais motivos a equipe do Atendimento Domiciliar se desloca até a casa do paciente?

A equipe do Atendimento Domiciliar realiza consultas em domicílio para o acompanhamento de todos os pacientes que não queiram ou não tem condições se deslocar até um consultório, por exemplo: pacientes que apresentam doenças crônicas como hipertensão, diabetes, pacientes que tenham retornado para casa após internação por covid-19 ou pós-operatórios, pacientes que realizam tratamento para transtornos mentais e principalmente os pacientes restritos ao leito ou com dificuldade de locomoção. O Atendimento Domiciliar é uma alternativa humanizada para pacientes acamados, pois a presença da família pode ser essencial para a evolução do tratamento.

Da mesma forma, a equipe de enfermagem realiza alguns procedimentos em domicílio como: cuidados em feridas, troca de curativos, hidratação endovenosa, medicação subcutânea, intramuscular e intravenosa, troca de sonda vesical. Além disso, temos um serviço especial de Consultoria em Amamentação que oferece uma assistência especializada à nutriz e a família, orientando diversas situações como: Posição na pega, problemas de fissuras nos mamilos, mamas empedradas, ductos obstruídos, dentre outras dúvidas e necessidades que possam surgir. Pode ser realizado durante a gravidez ou logo após o nascimento do bebê.

Quais as vantagens de contar com esse serviço?

• Atendimento humanizado, no conforto do seu lar e perto da família;

• Estudos apontam que o bem-estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças;

• Reduz riscos de complicações clínicas por contato com outros pacientes, além de evitar reinternações e até mesmo infecções;

• Atendimento individual e personalizado, com maior possibilidade de evolução do quadro clínico, levando maior segurança ao paciente e melhor adesão ao tratamento;

O atendimento domiciliar é também uma alternativa para o atendimento mais confortável aos idosos?

Sim. O atendimento domiciliar é uma alternativa de suporte a pessoas idosas, que precisam de cuidados constantes com a saúde, pois, dessa forma, poupa o paciente de ter que ir ao consultório para realizar as consultas de rotina. Para pacientes debilitados, essa opção é ainda mais interessante. Optar por um cuidado em sua própria casa, próximo a seus filhos, netos e amigos, pode trazer uma série de vantagens aos idosos. Além de proporcionar alegria, aconchego e conforto emocional, os idosos tendem a responder melhor aos tratamentos médicos em seu lar.

Como funcionam os agendamentos?

Os agendamentos podem ser realizados através do contato direto com a equipe por telefone/WhatsApp ou e-mail, disponíveis no site e no Instagram. Antes de cada agendamento, a equipe realiza uma entrevista para entender a necessidade da consulta, o quadro clínico do paciente, preencher os dados cadastrais e avaliar a melhor data para a primeira consulta.

FOTO: @marciojrph


Dra. Letícia Porciuncula

Enfermeira Fernanda de Oliveira Pereira

📱 (47) 9 9944-1380

domiciliarsc@gmail.com

atendimentodomiciliarsc.com.br

@domiciliarsc

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s